Professores conheceram história de Santiago do Cacém

Professores de Santo André realizam percurso literário pela “Rota por Cerromaior”


22 professores, na sua maioria do departamento de línguas, da Escola Básica nº 1 de Santo André e da Escola Secundária Padre António Macedo realizaram um percurso pela “Rota por Cerromaior”, em Santiago do Cacém, para assinalarem o Mês das Bibliotecas Escolares. Em cada momento de paragem, os professores ficaram a conhecer a história de Santiago do Cacém, tendo também oportunidade de usufruir de leituras em voz alta de excertos da obra Cerromaior. Um percurso guiado por técnicos da Câmara Municipal daquela localidade do distrito de Setúbal. 
Professores conheceram a "Rota por Cerromaior" 


A “Rota por Cerromaior”, criada pela Câmara de Santiago do Cacém  é uma visita, pela mão da literatura e da história, à cidade de Santiago do Cacém, através dos lugares ligados à vida de Manuel da Fonseca e da sua grande obra Cerromaior.
Aqui, mais do que em qualquer outro livro, Manuel da Fonseca utilizou como matéria-prima a localidade que o viu nascer e, com toda a liberdade da ficção, recriou Santiago do Cacém a partir, quer da realidade do tempo em que decorre a ação (anos 30 do século XX, mais precisamente o período da Guerra Civil de Espanha), quer das suas memórias de infância.
"Estas paisagens descobrem-se a cada passo da obra, cheias de vida e cor, podendo ser identificadas e explicadas em vários recantos da cidade de Santiago do Cacém. Qualquer visitante pode seguir a Rota através das placas que assinalam cada lugar e por um desdobrável explicativo", explica a autarquia de Santiago do Cacém.

Agência de Notícias com Câmara de Santiago do Cacém

Comentários