Câmara de Alcochete reuniu pela primeira vez

Fernando Pinto reduz vereadores a tempo inteiro  

A primeira reunião do novo executivo camarário de Alcochete, registando-se a aprovação por unanimidade de todas as propostas apresentadas pelo PS, que agora governa a autarquia. A diminuição do número de vereadores a tempo inteiro foi uma das primeiras medidas adoptadas pela gestão liderada pelo socialista Fernando Pinto. O número de vereadores a tempo inteiro na Câmara foi reduzido de quatro para três: Pedro Lavrado e Maria Fátima Soares (ambos eleitos pelo PS) e Vasco Pinto (eleito pela coligação CDS-PP/PSD) são os autarcas que vão assumir pelouros a tempo inteiro. O executivo é composto ainda por José Luís Alfélua e Estevão Boieiro (ambos eleitos pela CDU) e Pedro Louro (CDS-PP/PSD).
Fernando Pinto presidiu à primeira reunião do executivo 


“Porque valorizamos os recursos humanos, entendemos que eles são de facto a génese, a base do trabalho que pretendemos desenvolver, contamos nesta primeira semana de trabalho com esse apoio que eu agradeço”, destacou Fernando Pinto, que acrescentou: “é nosso propósito desenvolver uma política de proximidade, não só interna, como naturalmente externa, queremos valorizar os nossos recursos humanos, contando naturalmente com todos eles no exercício daquilo que são as suas funções, mas sobretudo contando também com eles para integrar de forma mais direta as nossas equipas”.
No que respeita à proposta de fixação do número de vereadores em regime de tempo inteiro, o executivo municipal aprovou, também por unanimidade, a vereadora Maria de Fátima Soares, que exercerá também as funções de vice-presidente, e os vereadores Pedro Lavrado e Vasco Pinto.
O presidente da câmara explicou que esta proposta tem dois sentidos: “primeiro dotar este executivo da tranquilidade que ele necessita para desenvolver o trabalho que faz parte do seu compromisso eleitoral e fundamentalmente começar por dar o exemplo naquilo que entendemos ser uma redução de custos para a autarquia, abdicando de ter cinco pessoas a tempo inteiro no executivo e passando este executivo a ter precisamente quatro pessoas a tempo inteiro", explica Fernando Pinto.
“Isso não obsta que que de facto não haja, de acordo com aquilo que é a nossa pretensão na globalidade, uma partilha de experiências, um convívio saudável entre todos vereadores, no intuito de recolher os melhores contributos de cada um dos restantes três vereadores, para engrandecer naturalmente o nosso trabalho e que será benéfico, sem margem para dúvidas, para o concelho de Alcochete”, sublinhou o autarca.
Nesta primeira reunião do novo executivo camarário foi ainda aprovada, por unanimidade, a realização das reuniões públicas de câmara, às quartas-feiras, de quinze em quinze dias, às 17h30. A próxima reunião terá lugar nos Paços do Concelho no dia 8 de Novembro.
O presidente da câmara anunciou ainda que apresentará posteriormente uma proposta de descentralização de reuniões de câmara para que possa ser exercida “uma política de proximidade com todos os munícipes”.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete

Comentários