Bombeiros de Setúbal reclamam mais atenção

Comandante dos Sapadores de Setúbal atravessou o país em bicicleta 

A mensagem solidária da necessidade de apoio aos bombeiros durante todo o ano esteve novamente na estrada, com o comandante dos Sapadores de Setúbal a percorrer, entre os dias 1 e 4 de Novembro, a emblemática Estrada Nacional 2. De Faro a Chaves. Nesta nova aventura, o percurso foi feito no sentido inverso ao realizado no ano passado, com o grupo de nove elementos liderado pelo major Paulo Lamego a percorrer de novo os 738,2 quilómetros da mais longa estrada portuguesa pela campanha “Bombeiros – Corrente Solidária une Portugal no Ano Inteiro”.
Paulo Lamego reclama mais apoios para os Bombeiros 

“Para que esta mensagem não caia no esquecimento, é fundamental recordar à população que os bombeiros precisam de apoio durante todo o ano e não apenas nos períodos específicos de incêndios”, sublinha, com a sensação de dever cumprido, o comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.
O périplo de bicicleta que uniu o sul ao norte do país atravessou povoações e áreas de património florestal devastadas pelos fogos. “Infelizmente, este ano, tivemos este flagelo imenso e, por isso, a iniciativa é também um alerta de que é urgente mudar o paradigma atual dos bombeiros”, reforça Paulo Lamego.
No périplo de quatro dias de bicicleta, “feito num espírito de solidariedade, sacrifício e partilha”, o comandante dos Sapadores de Setúbal distribuiu, nos locais por que o grupo passou, um manifesto que expõe ideias para a prestação de um melhor serviço às populações.
O desafio na EN2 foi realizado em quatro etapas. O primeiro, no feriado de quarta-feira, 1 de Novembro, foi entre Faro e Montemor-o-Novo, a que se seguiram Montemor-o-Novo – Sertã, Sertã – Lamego e, por último, no sábado, o troço Lamego – Chaves.
Nesta empreitada por uma causa solidária, o major Paulo Lamego foi acompanhado de mais oito ciclistas no percurso que atravessou vários municípios e um total de 37 áreas de intervenção de corporações de bombeiros. É, no fundo, um símbolo da corrente que que a iniciativa procura fomentar.
“Independentemente do sentido do percurso, com mais ou menos dificuldades, é importante que todos pedalem pelo mesmo caminho”, vinca Paulo Lamego sobre a iniciativa, realizada com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, a qual terá continuidade até que a mensagem defendida seja“plenamente interiorizada”.
A EN2, numa extensão que atravessa 36 municípios, passa pelo interior de povoações e liga paisagens distintas. É a terceira estrada mais longa do mundo, depois da Route 66, nos Estados Unidos da América, e da Rota 40, na Argentina.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários