Vinho com sabor atrai em festival em Setúbal

Melhores produtos vinícolas e gastronómicos regionais à prova em Setúbal 

Os melhores produtos vinícolas e gastronómicos regionais e também de Espanha estão em destaque, entre os dias 14 e 17 de Setembro, no Setúbal Wine and Flavours, que se realiza na Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal. Provas vínicas comentadas, sessões de cozinha ao vivo, palestras, apresentações, apontamentos musicais e uma ampla área de expositores fazem parte do novo evento de promoção do vinho e da gastronomia organizado pela Câmara  de Setúbal e pela Associação Baía de Setúbal.
Setúbal Wine and Flavours anima cidade até 17 de Setembro 

O Setúbal Wine and Flavours, que dedica quatro dias ao que de melhor se faz neste segmento que cada vez mais se afirma como motor do turismo regional, nacional e internacional, é dinamizado com o apoio da Comissão Vitivinícola das Região da Península de Setúbal.
O evento, cuja entrada diária tem o custo de três euros, com oferta de copo, conta com a presença de vasto painel de profissionais e especialistas nas áreas do vinho e da gastronomia, com enfoque nos produtores da península de Setúbal e convidados da Comunidad Autónoma Extremadura, de Espanha.
Além da área dedicada aos expositores, numa tenda instalada no pátio da escola, o certame conta com uma sala de análise sensorial e uma cozinha técnica, espaços preparados para receber sessões de cozinha ao vivo, degustações e provas de vinhos. A participação nas atividades é gratuita, mediante inscrição, no local.
A apresentação do livro “Territórios Vinhateiros”, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, às 18 horas, na tenda dedicada aos expositores, dá o pontapé de saída, no dia 14, do programa de iniciativas proporcionadas no evento que alia a atividade vinícola à gastronomia.
No mesmo dia, na sala de análise sensorial, às 20 horas, realiza-se uma prova de vinhos da Ruta Ribeira del Guadiana conduzida pela sommelier Catalina Bustillo, enquanto a cozinha técnica recebe, à mesma hora, a sessão de cozinha de autor pela chef Cristina Sá, que prepara Fille Robalo com Arroz Fresco e Pannacotta de Moscatel com Laranja.
As atividades do primeiro dia do Setúbal Wine and Flavours terminam com um espetáculo de flamenco por Carmen La Parreña, animação que decorre a partir das 22h30 na zona de palco instalada no pátio interior da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
No dia seguinte, a 15, feriado municipal, Dia de Bocage e da Cidade, o evento começa com a criação de autor pelo chef Domingos Cruz, que apresenta na cozinha técnica 18 horas às 19h30, na, doçaria regional de chá.
Castas portuguesas e espanholas são descobertas na masterclass Identidade Ibérica, sessão conduzida pela wine educator Sara Peñas com início às 20 horas na sala de análise sensorial.
Segue-se, às 20h30, novamente na cozinha técnica especialmente preparada para o evento, a sessão de autor dinamizada pelo chef Luís Barradas, que explora saberes e sabores do salmonete, do carapau e do choco.
A noite do segundo dia do evento termina com um concerto pela banda Namorados da Cidade, com música a animar o Setúbal Wine and Flavours a partir das 22h30.


“Silêncio que se vai dançar o Fado”

O programa do dia 16 começa com uma sessão dinamizada por Olga Pedrosa, ex-concorrente do programa Masterchef, que apresenta uma criação de autor de doçaria regional, atividade que decorre a partir das 18 horas.
Vinhos da península de Setúbal estão à prova e são comentados na sala de análise sensorial num encontro com início às 19 horas conduzido pelo sommelier Gonçalo Patraquim.
A terceira noite do Setúbal Wine and Flavours termina com o espetáculo “Silêncio que se vai dançar o Fado”, que se realiza no palco do certame, a partir das 22h30.
O último dia do novo evento de promoção do vinho e da gastronomia reserva ainda três atividades, entre as quais a prova de castas Moscatel, pelo sommelier Mike Taylor, às 14h30, na sala de análise sensorial.
Depois, às 15 horas, a cozinha técnica recebe a sessão de criação de autor do chef André Lopes que prepara Magret de Pato com Risotto e redução de Moscatel.
O programa do Setúbal Wine and Flavours termina com o sommelier Carlos Vivas a dinamizar, às 16 horas, na zona do palco, uma prova de castas em que apresenta as comunicações “O Papel do Sommelier” e “A Arte do sabre”.
O evento, que no dia 14, às 17 horas, inclui uma cerimónia de inauguração e receção aos convidados e uma intervenção pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, está aberto ao público entre as 18 e as 24 horas.
Nos restantes três dias, o Setúbal Wine and Flavours funciona sempre a partir das 14 horas, encerrando, a 15 e a 16, à meia-noite e no último dia, a 17, às 19h30.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários