Setúbal e Azeitão têm bandeira de excelência

"O trabalho desenvolvido para a melhoria da qualidade de vida está no caminho certo"

Setúbal ostenta, desde o dia 7 de Setembro, a bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, galardão atribuído pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência que reconhece as práticas inovadoras a nível nacional implementadas localmente nas áreas da regeneração urbana e do turismo.  “Estamos todos unidos por uma causa comum que é a qualidade de vida dos territórios, a qual passa pelo desenvolvimento de ações em áreas como o turismo, a acessibilidade, a regeneração urbana, o desporto e a saúde e a eficiência energética”, explica a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles.
Bandeira de excelência foi hasteada na Câmara de Setúbal   

A bandeira, içada no dia 7 manhã na varanda dos Paços do Concelho, traduz “o reconhecimento pelo trabalho coletivo que a Câmara Municipal e as juntas de freguesia têm desempenhado para transformar Setúbal”, sublinha a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.
Para a autarca, a atribuição deste galardão significa que “o trabalho desenvolvido para a melhoria da qualidade de vida em Setúbal, que tem obtido muitos e bons frutos, está a seguir o caminho certo”.
A bandeira “Cidades de Excelência – Nível II” é atribuída pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, no âmbito da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, à qual Setúbal aderiu em 2013 e que integra, atualmente, mais de sete dezenas de municípios de todo o país.
“Estamos todos unidos por uma causa comum que é a qualidade de vida dos territórios, a qual passa pelo desenvolvimento de ações em áreas como o turismo, a acessibilidade, a regeneração urbana, o desporto e a saúde e a eficiência energética”, explica a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles.
No caso de Setúbal, a autarquia decidiu candidatar-se à bandeira de excelência com a definição de planos de ação para uma “Cidade ou Vila Turística”, na cidade de Setúbal, e para uma “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”, em Vila Nogueira de Azeitão.
A câmara assumiu um conjunto de compromissos que incluíram a criação da marca “Setúbal Terra de Peixe”, no que diz respeito ao eixo “Cidade ou Vila Turística”, e o desenvolvimento de uma Operação de Reabilitação Urbana (ORU) e do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Azeitão, relativamente ao segundo eixo.
Após “uma monitorização das ações implementadas e de um trabalho em rede de partilha de sugestões e de boas práticas”, o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade concluiu que os objetivos propostos foram cumpridos e atribuiu a Setúbal o segundo nível da bandeira.

Ainda há “um longo trabalho pela frente”
“Setúbal está no bom caminho. Este é um exemplo vivo de um bom trabalho realizado por uma câmara do qual os municípios parceiros da rede podem recolher contributos”, sublinha Paula Teles.
No entanto, a responsável ressalva que ainda há “um longo trabalho pela frente”, pois há etapas por cumprir que vão permitir a atribuição de outros níveis da bandeira, que tem um total de cinco, “relacionadas com a concretização efetiva das ações em curso”.
O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade destaca que a criação da marca “Setúbal Terra de Peixe”, com a dinamização de diversas iniciativas de valorização do pescado local, está a contribuir para a promoção turística do peixe e da gastronomia local, reforçando o posicionamento de Setúbal no contexto gastronómico nacional.
No que diz respeito a Vila Nogueira, o organismo destaca a “atitude de planeamento urbano”, com a definição de um conjunto de medidas que visam qualificar o espaço público e o edificado.
Setúbal foi, em Agosto de 2013, o primeiro município português a ostentar a bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, em reconhecimento pelo trabalho sustentável de melhoria da qualidade de vida das populações desenvolvido no território, tendo agora recebido o galardão de nível II.
A Rede de Cidades e Vilas de Excelência foi criada com o objetivo de estabelecer uma plataforma de partilha de experiências e de soluções que se constituam como exemplos considerados excelentes de boas práticas urbanas para um desenvolvimento integrado, harmonioso e sustentável do território.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários