Montijo volta ao tempo de Aldeia Galega

Feira Quinhentista volta ao coração de Aldeia Galega no fim de semana 

Este fim de semana, 8 a 10 de Setembro, o centro da cidade do Montijo volta a fazer uma viagem ao passado, até aos tempos em que era Aldeia Galega, com a quarta edição da Feira Quinhentista de Aldeia Galega. As imagens, os sons, as histórias de outros tempos regressam para surpreender montijenses e visitantes, num evento que vai envolver dezenas de participantes e no qual são esperadas largas centenas de visitantes. O público em geral poderá vestir-se a rigor, adquirindo um fato alusivo ao tema nas instalações do secretariado da feira, na Avenida dos Pescadores, a partir desta terça-feira. 
Montijo recua à época medieval este fim de semana 

Três dias de animação de rua com tendas de mercadores, torneios medievais, recriações de factos históricos e lendas, danças e música medievais, beberes e comeres de outra época, entre muitas outras atividades.
A IV Feira Quinhentista de Aldeia Galega vai iniciar no dia 8 de Setembro, a partir das 17 horas com a arruada e desfile pelas ruas. No dia 9 de Setembro destaque para dois momentos: às 17 horas , a recriação da chegada do Rei D. Manuel I a Aldeia Galega, no Cais das Faluas, e às 22 horas o torneio na liça (traseiras do Minipreço). Para finalizar, no dia 10 de Setembro, às 18 horas, haverá novo torneio na liça.
Para além destes momentos, pode ainda contar com exercícios de combate apeado, teatro de marionetas, demonstrações de aves de rapina, malabares de fogo, danças medievais, entre muitas outras atividades de animação de rua.
"Esta é a quarta edição da Feira Quinhentista de Aldeia Galega que assinala a atribuição do foral novo a Aldeia Galega (hoje Montijo), no âmbito das reformas dos forais promovidos por D. Manuel I", explica a autarquia do Montijo. 
A organização do evento é da Câmara do Montijo, em parceria com a Alius Vetus – Associação Cultural História e Património.

Publico vestido a rigor 
O público em geral poderá vestir-se a rigor, adquirindo um fato alusivo ao tema nas instalações do secretariado da feira, sito na Avenida dos Pescadores n.º 64, no seguinte horário:
Dias 5, 6 de Setembro (3.ª F e 4.ª F) das 14 às 17h30
Dia 7 de setembro (5.ª F) das 10 às 13 horas e das 14 às 17h30
No ato da cedência/levantamento, terá de ser entregue uma caução de 10 euros (por fato) que será devolvida aquando da entrega ou devolução do mesmo.
Consulte aqui o programa oficial da Feira Quinhentista de Aldeia Galega.

Agência de Notícias com Câmara de Montijo

Comentários