Forcado de Alcochete morre colhido por touro na Moita

Associação de forcados exige “mais respeito” e lamenta morte de forcado

O forcado dos Amadores de Alcochete, Fernando Quintela, de 26 anos, morreu hoje numa unidade hospitalar em Lisboa, na sequência de uma colhida de um touro, disse à agência Lusa fonte do grupo. O jovem forcado, que pegava de caras na sexta-feira à noite, na praça de toiros da Moita, no decorrer de uma corrida à portuguesa, foi ferido com gravidade por um touro pertencente à ganadaria de Prudêncio, com 530 quilos. Fernando Quintela foi de imediato transportado para o Hospital de São José, em Lisboa, onde veio a falecer durante a madrugada de hoje. A Associação Nacional de Grupos de Forcados  lamentou a morte do forcado, exigindo "mais respeito" e recursos médicos nas enfermarias das praças de toiros.
Forcado de de 26 anos faleceu após colhida de um touro, na Moita 

"As enfermarias [praças de toiros] têm que estar devidamente apetrechadas com suportes, mesmo à porta, para este tipo de casos (colhidas). Era importante ter logo ali um veículo que estabilizasse o forcado", defende o dirigente da Associação Nacional de Grupos de Forcados, José Luís Gomes, em declarações à agência Lusa.
Nos últimos 30 anos morreram oito forcados amadores nas arenas nacionais, segundo o dirigente da Associação Nacional de Grupos de Forcados, que considera ainda "importante" olhar para o futuro do espectáculo "com mais profissionalismo", nomeadamente em relação às enfermarias das praças de toiros e aos honorários a receber pelos grupos.
"Cada vez mais, os empresários têm que ter mais respeito pelos forcados", afirmou, acusando muitos promotores de evitarem pagar honorários aos grupos.
Nesse sentido, o dirigente da Associação Nacional de Grupos de Forcados exige "mais respeito" pela "figura e importância" do forcado amador.

Fernando Quintela morreu esta madrugada no hospital de São José 
Fernando Quintela morreu este sábado numa unidade hospitalar em Lisboa, na sequência de uma colhida provocada por um touro, na sexta-feira à noite, na praça de touros da Moita, durante a corrida da tarde do Fogareiro que juntou, nas ruas da vila, mais de dez mil pessoas durante a tarde de sexta-feira. O jovem forcado pegava de caras um touro pertencente à ganadaria de Prudêncio, com 530 quilos.
A morte de Fernando Quintela ocorre nove dias depois da do forcado Pedro Miguel Primo, dos Amadores de Cuba, que perdeu a vida na sequência também de uma grave colhida sofrida na praça de toiros daquela vila do distrito de Beja.
O acidente que vitimou Fernando Quintela ocorreu na última corrida de toiros inserida na Feira Taurina da Moita, num concurso de ganadarias onde foram lidados toiros de Murteira Grave, Ascensão Vaz, Prudêncio, António Silva, Fernandes de Castro e Veiga Teixeira.
Em praça estiveram os cavaleiros João Moura Jr., João Telles Jr. e Francisco Palha, bem como os forcados de Évora e Alcochete.


Agência de Notícias com Lusa

Comentários