Festas animam Vila Fresca de Azeitão até domingo

Celebrações religiosas e as cavalhadas à antiga portuguesa marcam festividades 

As celebrações religiosas e as cavalhadas à antiga portuguesa são pontos altos da Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde, em Vila Fresca de Azeitão, até 10 de Setembro. O programa das festividades, a decorrer num recinto junto da Igreja de S. Simão, com stands de artesanato e tasquinhas gastronómicas, arrancou esta quinta-feira à noite, com a oração do terço, que dá início a um tríduo religioso. A festividade, criada em 1723, é organizada pela Sociedade Filarmónica Providência, em colaboração com a paróquia de S. Simão e com o apoio da Câmara  de Setúbal, da Junta de Freguesia de S. Simão, entre outras entidades. 

Festas são em honra de Nossa Senhora da Saúde 

No dia 8, sexta-feira, às 21 horas, é celebrada a missa da natividade de Nossa Senhora acompanhada pelo Coral da Sociedade Filarmónica Providência (SFP). Segue-se animação musical com uma atuação da orquestra Bohémia da SFP, às 22 horas, e um baile com o conjunto Contra Ponto, com início às 23 horas.
A 9, a partir das 16 horas, há cavalhadas à antiga portuguesa, prova equestre com origem no século XVIII em que os cavaleiros se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura.
Nova oração do terço, que marca o fim do tríduo religioso, está agendada para as 21 horas. Uma hora depois, há baile com o conjunto Star Band e, a partir da uma da madrugada, o DJ Patronilho anima o recinto durante a madrugada.
No último dia dos festejos, a 10, o certame é retomado às 11 horas com uma aula de ginástica conduzida pela Sociedade Filarmónica Providência.
Da parte da tarde, às 16 horas, é celebrada uma missa, a que se segue uma procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde que percorre as ruas de Vila Fresca de Azeitão. Às 18 horas, há animação musical com Andorinha.
Um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Providência, às 21h30, e um baile com Andorinha encerram os quatro dias do certame realizado desde 1723.
A Festa de Nossa Senhora da Saúde é organizada pela Sociedade Filarmónica Providência e pela Paróquia de S. Simão, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão, da Secil e da Fundação Oriente.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários