Feira do Monte arranca hoje em Santiago do Cacém

Começa esta sexta feira uma das mais antigas festas do Alentejo 

Nos dias 1, 2 e 3 de Setembro, o Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém recebe um evento secular, a Feira do Monte, afirmando-se como a grande montra do artesanato e dos produtos locais, que são bastante ricos e variados no Município Santiago do Cacém, “a Feira do Monte é a maior montra do que melhor produzimos no nosso município, e neste âmbito é uma das maiores da nossa região”, salienta Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém.

Feira do Monte leva milhares a Santiago do Cacém 

O Pavilhão de Exposições dedicado ao artesanato e às entidades locais conta com cerca de 80 expositores e um espaço dedicado à gastronomia local, com degustações, onde estão representados: mel, azeite, alcomonias e rebuçados de pinhão, vinho, licores e compotas, Bolo Santiago, Sopas de Tomate (lançamento do III Festival do Tomate que se realiza nos restaurantes da freguesia de Alvalade entre 8 e 10 de Setembro) e pratos de enguias.
No Pavilhão de Exposições destaque, ainda, para o espaço dedicado à Lagoa de Santo André e para a recriação do fado ao despique, que tem lugar cativo nesta feira secular.
Na zona exterior está instalada a Feira Franca, onde se vende de tudo um pouco (roupa, olaria, calçado, quinquilharia, etc), onde o visitante pode fazer passeios de burro e onde as crianças têm um espaço dedicado às suas brincadeiras.
A música “tem um programa fortíssimo nesta edição,” refere Álvaro Beijinha. Destaque para os concertos, esta sexta-feira, 1 de Setembro, com HMB (22 horas) e DJ Ezzra (24 horas); no dia 2, – Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia (20 horas) Cristina Branco (22 horas), DJ RMG (24 horas); no dia 3, Grupo Coral da Casa do Povo de Cercal do Alentejo e Grupo À Cante Alentejano Vozes Além´Tejo (17 horas) e Dillaz (22 horas).
No primeiro dia da Feira do Monte será feita a seleção do melhor stand e da melhor peça de artesanato/ produtos regionais; no sábado, pelas 19 horas, serão entregues os diplomas aos premiados do concurso de fotografia “Olhares – Gentes, Sabores e Tradições”.
A festa, remonta ao séc. XVI e realizava-se em torno da antiga igreja de Nossa Senhora do Monte, no dia das festividades em honra da padroeira. Atualmente, realiza-se no Pavilhão Municipal de Feiras e Exposições, em Santiago do Cacém. Além da tradicional feira ao ar livre, das atividades de animação e dos espetáculos musicais, a feira exibe diversos expositores ligados ao artesanato, gastronomia e turismo, entre outros. As portas da feira, na zona do terrado, abrem diariamente às 10 horas, e nos pavilhões de exposições às 14 horas. As entradas, à semelhança das anteriores edições, são gratuitas.
Consulte aqui o programa completo da Feira do Monte, em Santiago do Cacém.

Agência de Notícias com Câmara de Santiago do Cacém 

Comentários