Feira de olhos na natureza na Mourisca em Setúbal

ObservaNatura 2017 arranca esta sexta-feira no Moinho de Maré 

Atividades de observação de aves e de educação ambiental, palestras, workshops, fotografia e passeios de barco são destaques do ObservaNatura 2017, certame dedicado ao turismo ornitológico a realizar de 15 a 17 de Setembro, na Herdade da Mourisca, em Setúbal. A possibilidade de contemplação de aves do Estuário do Sado, como flamingos, garças e colhereiros, é um dos atrativos do evento, que dispõe de um posto fixo de observação junto do Moinho de Maré da Mourisca, apetrechado com telescópios, binóculos e guias de campo. A atividade neste espaço, denominado “De Olho nas Aves”, é gratuita.

Moinho de Maré da Mourisca recebe Observatura 

O evento, realizado pelo nono ano consecutivo na região de Setúbal, é dedicado ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, de forma direta, com recurso a binóculos ou ainda através de telescópios de campo.
O certame inclui os espaços “ObservaNatura”, reservado para a realização de workshops e comunicações, e “Educação Ambiental”, com atividades para as crianças, e uma área de stands, na qual marcam presença várias dezenas de expositores.
A possibilidade de contemplação de aves do Estuário do Sado, como flamingos, garças e colhereiros, é um dos atrativos do evento, que dispõe de um posto fixo de observação junto do Moinho de Maré da Mourisca, apetrechado com telescópios, binóculos e guias de campo. A atividade neste espaço, denominado “De Olho nas Aves”, é gratuita.
Novidade nesta edição é a oportunidade de observação de aves e contemplação da natureza a partir de observatório móvel, que, nos dias 16 e 17, opera na zona de salinas da Herdade da Mourisca. A atividade, igualmente de participação gratuita, é acompanhada de um guia.
Uma sessão de anilhagem de aves, uma das ferramentas mais utilizadas para estudar as migrações, é dinamizada no dia 17, das 08h30 às 12h30. As inscrições devem ser feitas até dia 13 através do endereço feira.observantaura@gmail.com ou, caso ainda exista disponibilidade, no próprio dia, no secretariado do evento.
A riqueza e as potencialidades naturais da Herdade da Mourisca são ainda exploradas com passeios de barco durante uma hora, com um custo de dez euros para adultos e de cinco para crianças dos 11 aos 15 anos. As partidas dos passeios decorrem a partir das 09h45 no dia 15, das 11 horas no dia 16 e das 12 horas a 17.

Algumas a atividades serão gratuitas

Junto do Moinho de Maré da Mourisca são dinamizadas outras atividades lúdicas, como batismos de stand up paddle, com possibilidade de visualização da fauna local de uma perspetiva diferente e inovadora. A atividade, paga, decorre no dia 16, a partir das 11h20, e no dia 17, às 12h10.
No âmbito da educação ambiental, são promovidos diversos workshops, de participação gratuita, incluindo uma atividade de ilustração, que procura dar conhecimentos para identificação de espécies de serpentes em Portugal, e outra de pintura de um vaso, seguido da plantação de um alecrim.
A IX Observanatura, de entrada gratuita, está aberta todos os dias a partir das 10 horas, sendo que nos dois primeiros dias o recinto encerra às 19 horas e, no último, às 18 horas. Mais informações sobre o certame podem ser consultadas na página oficial, em www.observanatura.com.
A feira, com atividades centradas num recinto instalado próximo do Moinho de Maré da Mourisca, é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Reserva Natural do Estuário do Sado e Tróia Natura, com o apoio, entre outros, da Câmara de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários