Encontro mundial forma jovens em Setúbal

Para que “estes jovens levem o nome de Setúbal muito longe”

Setúbal acolhe, até dia 10 de Setembro, um encontro de formação, organizado pela estrutura mundial YMCA, para preparar novos líderes comprometidos com a mudança social, que conta com a participação de cerca de 200 jovens oriundos de 73 países. Para a vereadora Carla Guerreiro, a realização deste encontro é “uma oportunidade de ouro” para mostrar as mais valias de Setúbal, como a natureza, a gastronomia e a hospitalidade dos setubalenses, para que “estes jovens levem o nome de Setúbal muito longe”.
Encontro decorre em Setúbal até 10 de Setembro 

A cerimónia de abertura do “World YMCA’s Change Agents Global Gathering” realizou-se no dia 2 de Setembro, no Parque do Alambre, em Azeitão, com a presença da vereadora dos Recursos Humanos da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreira, do secretário-geral da Aliança Mundial das YMCA e da Aliança Europeia, Johan Eltvik, e do secretário-geral da ACM YMCA, Luís Sebastião.
A YMCA Setúbal é a responsável pelo acolhimento do curso “Leadership for Change – European Change Agents Training”, inserido no programa Agentes de Mudança da YMCA de Setúbal e da Aliança Mundial das YMCA.
Os agentes da mudança foram responsáveis, ao longo dos últimos dois anos, por liderar projetos e iniciativas nas estruturas YMCA existentes em todo o mundo e também projetos coletivos.
O objetivo, segundo Luís Sebastião, é “capacitar e formar novos líderes para as próximas décadas”, através de um programa de desenvolvimento de liderança com foco na preparação de trabalhadores da área da juventude, comprometidos com a mudança social e com a melhoria das condições de vida das comunidades.
A formação, a decorrer em Setúbal até dia 10, procura suprir algumas das dificuldades encontradas pelos agentes de mudança no que diz respeito à planificação e implementação de projetos de âmbito local, sobretudo o programa Erasmus +.
Para a vereadora Carla Guerreiro, a realização deste encontro é “uma oportunidade de ouro” para mostrar as mais valias de Setúbal, como a natureza, a gastronomia e a hospitalidade dos setubalenses, para que “estes jovens levem o nome de Setúbal muito longe”.
A ACM YMCA de Setúbal é uma instituição particular de solidariedade social, especializada na área da juventude, que integra o movimento mundial YMCA, presente em 119 países, com 25 mil associações locais e mais de 58 milhões de membros.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários