Concelho de Setúbal adere a dia sem carros

Sexta-feira é dia sem carros na Praça de Bocage 

Setúbal assinala o Dia Europeu Sem Carros, a 22 de Setembro, com um conjunto de iniciativas destinadas a sensibilizar a população para a importância da adoção de soluções de mobilidade partilhada e de utilização de meios de transportes mais ecológicos. O programa do Dia Europeu Sem Carros em Setúbal, que a Câmara Municipal promove localmente no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, começa cedo, às 8h30, com o corte ao trânsito automóvel da Praça de Bocage, medida que se mantém até às 17 horas. 
Praça de Bocage recebe comemorações do dia sem carros 

No principal largo da cidade decorrem ao longo do dia atividades criadas para sensibilizar o público para o tema central da semana europeia deste ano, “Mobilidade verde, partilhada e inteligente”, reforçada pelo slogan “A partilhar chegamos mais longe”.
Munícipes e visitantes do concelho podem ver e recolher informações sobre veículos amigos do ambiente numa exposição patente entre as nove e as 17 horas na Praça de Bocage.
No mesmo local, das 14h30 às 17h30, o Teatro do Elefante dedica mais uma etapa do “Carapau de Corrida”, projeto artístico de arte em proximidade atualmente a decorrer na cidade, dedicado, neste dia, ao tema “Arte e histórias em viagens”.
Durante a manhã e a tarde, é também possível experimentar veículos elétricos de empresas ligadas a este setor do ramo automóvel, tais como Volkswagen, Nissan, Citroën, Renault e Toyota.
O Dia Europeu Sem Carros em Setúbal leva, ainda, à Casa da Baía, ao Edifício Sado, aos Paços do Concelho, ao Cinema Charlot – Auditório Municipal e ao Fórum Municipal Luísa Todi a mostra “Curtas da Mobilidade”.
Através desta iniciativa, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, promove a exibição, contínua, ao longo deste dia, de curtas-metragens sobre a mobilidade das populações.
Em paralelo, a Câmara de Setúbal incentiva, também no dia 22 de Setembro, os colaboradores da autarquia a utilizarem a bicicleta no trajeto entre a casa e o local de trabalho.
Todos os funcionários que optarem pela bicicleta neste dia, aderindo, assim, à segunda edição da iniciativa “De bicicleta para o trabalho – Bike to Work – Somos CMS”, recebem um diploma de participação.
A TST – Transportes Sul do Tejo também se associa a esta data destinada a incentivar o uso de transportes mais económicos, menos agressivos ambientalmente para o meio ambiente e mais saudáveis.
A transportadora permite, ao longo de toda o dia, que os utentes levem bicicletas consigo nas carreiras 601 e 608.
"A promoção de diferentes soluções de mobilidade mais racional, ambientalmente amigáveis e de promoção de estilos de vida saudáveis, tem sido apanágio da Câmara  de Setúbal", diz a autarquia em comunicado. 
A autarquia realizou nos últimos anos "um importante investimento na área da mobilidade urbana, nomeadamente de sensibilização e facilitação de modos de transporte vistos como mais suaves", explica o mesmo comunicado. 
"Em particular, o município conta, hoje, com vários quilómetros de vias requalificadas que permitem uma melhor deslocação dos peões, bem como de bicicletas, graças à criação de ciclovias dedicadas", conclui a Câmara de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários