Setúbal inaugura equipamentos no dia cidade e do concelho

Forte da Bela Vista,  Casal das Figueiras e Praceta Virgílio Ferreira ganham equipamentos 

A inauguração de um passeio pedonal e de uma área de equipamentos de exercício físico, no âmbito do projeto “O Despertar”, no Forte da Bela Vista, foi um dos destaques das comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, em Setúbal, a 15 de Setembro. A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, considera ser “a continuação do início da forte transformação” que está a acontecer no bairro Forte da Bela Vista. Em destaque também no Dia de Bocage e da Cidade esteve a inauguração de duas novas áreas de lazer na União das Freguesias de Setúbal, o parque lúdico do Casal das Figueiras e o parque infantil da Praceta Virgílio Ferreira.
Dia da Cidade inaugurou novos equipamentos públicos 

O projeto do passeio pedonal “O Despertar” resulta de uma proposta de beneficiação para aquele espaço feita pelos moradores no âmbito do Nosso Bairro, Nossa Cidade, programa municipal em curso desde 2012 com ações desenvolvidas na zona da Bela Vista com o envolvimento da população local.
A primeira e a segunda fases da obra, inauguradas no dia 15, contemplam um amplo passeio pedonal com cerca de trezentos metros ao longo da barreira e a ampliação e melhoria da iluminação pública na área compreendida entre o campo de futebol e a zona onde ficará localizado um parque infantil.
Uma parte da terceira e quarta fases do projeto, um parque de ginástica com equipamentos para a prática física, também foi inaugurada num momento que a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, considera ser “a continuação do início da forte transformação” que está a acontecer no bairro Forte da Bela Vista.
“O início foi quando os moradores pintaram os prédios que estavam uma lástima, com materiais doados por mecenas. Esta é a continuação de um trabalho para proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas e que só ficará terminado quando tudo estiver resolvido neste bairro”.
Por isso, a autarca sublinhou que “este dia de festa” para o Forte da Bela Vista “só podia casar com o dia mais importante da cidade, o Dia de Bocage, porque as pessoas que residem neste bairro são muito importantes para o município”.
Também o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, se mostrou “particularmente satisfeito pela melhoria das condições de vida das pessoas e da vivência coletiva”, baseada na organização e participação cidadã que começaram com a implementação do Nosso Bairro, Nossa Cidade.
Para o autarca, é necessário “defender esta união a todo o custo”, na medida em que ela é “o verdadeiro motor de desenvolvimento do bairro”.
A união entre moradores, com o apoio da Câmara de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, permitiu o avanço de diversas iniciativas como a obra de criação do passeio pedonal “O Despertar”, que conta com o apoio mecenático de várias entidades, designadamente Secil, Fundação Vodafone, JMS, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e Delta Cafés.
A intervenção na barreira do Forte da Bela Vista, realizada em cinco fases, no sentido ponte/nascente, abrange, além do passeio pedonal, do parque infantil e de uma área de ginásio ao ar livre, a criação de uma zona de miradouro e de um polidesportivo, obra que deverá avançar no início de 2018.

Casal das Figueiras e Praceta Virgílio Ferreira ganham parques
Em destaque também no Dia de Bocage e da Cidade esteve a inauguração de duas novas áreas de lazer na União das Freguesias de Setúbal, o parque lúdico do Casal das Figueiras e o parque infantil da Praceta Virgílio Ferreira.
Os dois espaços, construídos pela União das Freguesias de Setúbal com apoio da Câmara Municipal, “respondem a necessidades sentidas pelas populações dos dois locais para terem zonas de lazer aprazíveis e brinquedos para as crianças”, indicou o presidente da junta, Rui Canas.
O autarca revelou-se “feliz por concretizar um sonho dos moradores”, pois, sublinha, “todos são Setúbal e todos merecem ter uma cidade melhor”.
Também Maria das Dores Meira garante que, para a Câmara Municipal, “não há duas cidades, como muitos apregoam, mas sim apenas uma cidade” e “a prova de que a autarquia está em todos os cantos e recantos da cidade” é a inauguração de dois novos espaços de usufruto para a população da União das Freguesias de Setúbal.
“As cidades estão sempre em mudança. Há muito para fazer e para melhorar, mas estamos aqui a trabalhar sempre em conjunto com os moradores e com o empenho das juntas de freguesia para fazer mais cidade”.

Visitas e música também se mostraram no dia da cidade
Apontamento musical fechou dia dedicado a Bocage  
As comemorações do Dia de Bocage e da Cidade incluíram ainda, à tarde, uma visita aberta aos Paços do Concelho, guiada pelo coordenador do Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus da autarquia, José Luís Catalão, e a apresentação do III Volume das Obras Completas de Bocage, conduzida por Daniel Pires e Miguel Real, evento coorganizado com a Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
À noite, as artes cénicas estiveram em destaque na Casa Bocage, com o Teatro Animação de Setúbal a estrear a peça “A Noite dos Poetas”, uma história fantasiosa de um encontro virtual entre Olavo Bilac e Bocage, da autoria de João Natale Netto.
A terminar as comemorações do dia 15 de Setembro houve animação musical nas arcadas dos Paços do Concelho com uma atuação do Coral Luísa Todi e o concerto “Cantar Setúbal em Fado”, com Carla Lança, Joana Lança, Sara Margarida e Susana Martins.
As comemorações bocagianas começaram de manhã com as habituais cerimónias protocolares, que incluíram o hastear da bandeira, uma cerimónia de homenagem a Bocage com deposição de flores na estátua do poeta, na Praça de Bocage, e uma sessão com a homenagem aos trabalhadores aposentados da Câmara de Setúbal.
Nesta sessão, foi oferecida à autarquia uma bandeira do município coberta a papel crepe feita por crianças do 3.º ano do Colégio de São Filipe e houve dois apontamentos musicais com Mafalda Louro e o Externato Rumo ao Sucesso.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários