Aeroporto no Montijo pode estar em construção em 2019

Estudos de natureza ambiental decidem futuro do aeroporto 

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas acredita que o novo aeroporto do Montijo poderá já estar a ser construído daqui a dois anos. Segundo Pedro Marques, tudo depende agora da proposta a apresentar pela ANA – Aeroportos de Portugal e se esta cumpre o memorando assinado entre o Governo e a concessionária. "Há uma negociação para fazer entre o Governo e a ANA - Aeroportos de Portugal para salvaguardar os interesses públicos. Se assim for, em 2019 é nossa intenção que o aeroporto esteja em desenvolvimento", explicou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas. A ANA entregou até agora ao Governo documentação técnica referente à resposta completar ao aeroporto de Lisboa, quando o calendário previa que em Agosto a empresa gestora dos aeroportos submetesse uma proposta para uma infraestrutura aérea no Montijo. 
Adensa-se a espera pela decisão do novo aeroporto no Montijo 

“Neste momento, o trabalho que está em curso é um trabalho preparatório. Não está aprovada uma proposta final”, afirmou Pedro Marques, citado pela Lusa. “Há uma negociação para fazer entre o Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal para salvaguardar os interesses públicos. Se assim for, em 2019 é nossa intenção que o aeroporto esteja em desenvolvimento”.
“Os trabalhos devem estar no terreno em 2019 se a proposta que a ANA nos fizer, a proposta final que nos vai ser feita em 2018, com todos os estudos ambientais, estudos de migração de aves, nos termos do memorando que assinámos, for aprovada”, referiu Pedro Marques.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas explicou que o memorando, assinado entre o Governo e a concessionária a 15 de Fevereiro, “prevê vários passos”, sendo que a ANA entregou ao Governo documentos técnicos sobre uma solução que complemente o atual aeroporto de Lisboa.
“A ANA tem vindo a trocar documentação técnica com o Governo. Está, entretanto, a concluir os estudos de natureza ambiental que estavam em curso este ano. Apresentará uma proposta final que será negociada, em 2018, como o memorando previa”, referiu.

ANA falha prazo de entrega de proposta para aeroporto do Montijo

A ANA entregou até agora ao Governo documentação técnica referente à resposta completar ao aeroporto de Lisboa, quando o calendário previa que em agosto a empresa gestora dos aeroportos submetesse uma proposta para uma infraestrutura aérea no Montijo.
Contactada pela Lusa, a ANA informou ter apresentado "à concedente [Estado] informação técnica sobre o projeto", enquanto o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas disse que "o Governo e a concessionária encontram-se numa fase de troca de informação técnica, conforme determina o memorando", sem precisar o conteúdo nem se constituem a proposta que já deveria estar na posse do Executivo.
Segundo o memorando assinado, em Fevereiro, entre o Governo e a ANA - Aeroportos de Portugal, gerida pela Vinci Airports, foram definidos seis meses - até meados de Agosto - para a apresentação de uma proposta para um aeroporto complementar ao de Lisboa na base aérea do Montijo.
Conforme a Lusa noticiou, o acordo prevê que, "no prazo de 180 dias contados da presente data [15 de fevereiro]", seja apresentado "um relatório com a proposta de alternativa da concessionária ao novo aeroporto de Lisboa, baseada no desenvolvimento de capacidade aeroportuária complementar no Montijo".
Na semana passada o Jornal de Negócios noticiou que "ANA falha prazo do aeroporto do Montijo", referindo que a empresa deveria ter entregue proposta ao Governo em Agosto, mas só existiu troca de informação técnica.
Apesar de a data limite prevista não ter sido cumprida, o Governo mantém o calendário para a tomada da decisão final relativamente à construção do aeroporto complementar do Montijo para o segundo semestre de 2018. Isto porque o Executivo só irá decidir depois da avaliação de impacte ambiental ser concluída, o que se prevê aconteça entre Junho e Julho do próximo ano, tendo em conta que daí podem advir condicionantes que tenham impacto no valor do projecto. 
O futuro aeroporto complementar do Montijo irá duplicar a capacidade actual de Lisboa para 72 movimentos por hora e 50 milhões de passageiros por ano.

Agência de Notícias

Comentários