34ª edição da Seixalíada arranca sábado no Seixal

O maior evento desportivo do distrito chega com várias novidades

Está prestes a começar a 34.ª edição da Seixalíada, sob o lema "Orgulho no Passado, Ambição no Futuro". A grande festa do desporto para todos decorre de 23 de Setembro a 21 de Outubro, no concelho do Seixal. O Jardim de Santa Marta do Pinhal, em Corroios, é o cenário da tradicional Festa de Abertura da Seixalíada, este sábado, às 15h30.  O objetivo essencial do maior evento desportivo popular do país "é promover o acesso ao Desporto para Todos, permitindo a prática de atividade física ao máximo número de pessoas”, disse fonte da Câmara do Seixal. 
Seixalíada movimenta  milhares de atletas em quatro semanas 

A partir dessa data, dá-se início a quatro semanas de intensa atividade desportiva nos equipamentos municipais e do movimento associativo, com uma oferta de 67 modalidades, que vão das artes marciais às atividades náuticas, jogos tradicionais, futebol e patinagem, entre muitas outras.
Esta edição conta com novas modalidades, como stand up paddle, todo o terreno 4x4, ou pool. O desporto adaptado também está presente com o corfebol e o andebol adaptado.
A Seixalíada é um dos pontos altos do calendário desportivo e social do concelho do Seixal. Em 2016, somou 216 eventos, 64 modalidades e 20 235 participantes, dos quais 15 585 eram do concelho, correspondendo a 77 por cento do total. Foram ainda realizados 191 eventos de nível local, 20 de nível regional e 5 eventos de dimensão nacional.
Esta iniciativa é organizada pela Câmara do Seixal, movimento associativo, juntas de freguesia e escolas do concelho, e conta também com o apoio do Centro Humanitário Estuário do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa no Seixal, associações de bombeiros, forças de segurança pública e patrocinadores.
A Seixalíada, que teve a sua 1.ª edição no ano 1982, tem como objetivo movimentar o maior número possível de atletas federados e não federados de todos os escalões etários, sensibilizar a generalidade da população para os benefícios da prática regular do desporto, valorizar os ideais da ética desportiva e reforçar a integração social de todos os munícipes.
Outra novidade desta edição é a disponibilização de uma aplicação para dispositivos Android que permite acompanhar os momentos da Seixalíada. Pode descarregar a aplicação no Google Play.
Conheça as modalidades em www.seixaliada.net e inscreva-se.

Programa de Abertura 
Sábado, 23 de Setembro
15.30 horas – Início da Festa
Desfile das Bandeiras Protocolares e das Bandeiras das Coletividades e respetivos atletas
Partida do jardim junto à Avenida Vieira da Silva em direção ao local da festa

16 horas
Momento Protocolar
Apresentação da Bandeira da Seixalíada
Hastear da Bandeira da Seixalíada
Acender da Pira
Momento acompanhado por um bailarino com um leque gigante, equilibristas sobre andas, malabaristas e um biciclo.

16.30 horas
Demonstrações
Atividades gímnicas, artes marciais e dança

Atividades Lúdico-Desportivas
Escorrega insuflável, tumbling insuflável, artes plásticas, mikado gigante, xadrez gigante, percursos gímnicos

Divertimentos Lúdicos
Insuflável alien, dynamic bungee, circuito fun&cycle, lutadores de sumo, insuflável multicolor

Atividades Desportivas
Basquetebol, futebol 3x3, boccia, andebol, jogos tradicionais, voleibol, damas, dominó, sueca, xadrez, badmínton

18.30 horas
Encerramento

Agência de Notícias com Câmara do Seixal

Comentários