Setúbal recebe nova telenovela da TVI

Centro histórico e zona ribeirinha voltam a ser cenário de novela 

A celebração de um protocolo com a produtora de televisão Plural Entertainment, para a realização da próxima novela da estação televisiva TVI, foi aprovada em reunião da Câmara de Setúbal. O enredo da telenovela, intitulada provisoriamente “Condição Humana”, a exibir diariamente, em horário nobre, pela TVI, decorre, principalmente, na cidade de Setúbal. A maior parte da ação em exteriores será filmada em várias pontos do centro histórico e da zona ribeirinha, previsivelmente entre Setembro de 2017 e Abril de 2018. Para a autarquia, a gravação desta telenovela “tem enorme interesse para a promoção e projeção da cidade e do concelho, graças à visibilidade televisiva nacional que a sua emissão diária num dos principais canais generalistas garantirá a Setúbal durante vários meses”.
Setúbal volta a ser palco de telenovela 


A transmissão desta novela em horário nobre, tal como já ficou demonstrado com “Mar Salgado”, exibida em 2015 na SIC, deve traduzir-se num“considerável retorno” para Setúbal em matéria de visitantes turísticos e de divulgação do nome da cidade.
Para regular a relação de cooperação entre a Câmara Municipal e a produtora televisiva tornou-se necessário estabelecer um protocolo que contenha as responsabilidades de cada uma das entidades.
No âmbito deste acordo, a autarquia confere à Plural Entertainment Portugal SA a “isenção de todas as taxas e demais permissões necessárias às operações de gravação de exteriores em espaços públicos e equipamentos municipais, nas áreas do concelho de Setúbal onde a Câmara de Setúbal tem efetiva jurisdição territorial”.
A autarquia prevê que a isenção de taxas a conferir à produtora televisiva seja de 35 mil 940 euros.
O protocolo dita, por outro lado, à produtora de televisão o respeito “às tradições, costumes ou crenças da população do concelho de Setúbal, sem prejuízo da adequada caracterização sociológica para efeitos de ficção”.
A Plural compromete-se a evocar as povoações e lugares pelo respetivo topónimo, bem como a incluir “elementos que visem a promoção turística do concelho”.
A Câmara sadina disponibiliza-se a acompanhar as gravações, de forma a garantir o respeito e a observância dos termos dispostos, e a assegurar “a agilização dos procedimentos para a utilização de locais de gravação”, como praças, parques e jardins públicos, fachadas e interiores de edifícios que sejam propriedade municipal, e fachadas de edifícios particulares, desde que previamente autorizado pelos proprietários.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários