Obras na EN4 entre Montijo e Pegões já começaram

Infraestruturas de Portugal inicia obra de reabilitação da EN4

Arrancou esta segunda-feira, a obra de reabilitação da Estrada Nacional 4 (entre Montijo e Pegões), com a assinatura do auto de consignação da empreitada, na delegação da Junta da União das Freguesias de Pegões, em Santo Isidro de Pegões. O consórcio de empresas constituído pela Mota Engil e pelas construções Amândio Carvalho, tem, agora, um prazo de 332 dias para a execução da obra, que representa um investimento de 3 milhões e 647 mil euros por parte da Infraestruturas de Portugal. 
Obras na EN 4 arrancaram na segunda-feira 

O presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Pegões, António Miguens, estiveram na cerimónia de assinatura e afirmaram a importância da obra para a melhoria significativa das acessibilidades e da mobilidade das populações.
“Depois do lançamento do concurso há sete meses, estamos a iniciar a obra com a consignação do auto da empreitada. A partir de hoje iniciou-se a contagem decrescente para terminar esta obra, numa estrada que precisava de uma recuperação urgente”, afirmou António Laranjo, relembrando que a Estrada Nacional 4 tem um tráfego diário na ordem dos sete mil veículos, 11 por cento dos quais são veículos pesados de mercadorias.
Os trabalhos a executar compreendem a repavimentação de todo o troço, a substituição e readequação da sinalização vertical de código e de orientação e a remarcação da sinalização horizontal.
Vão também ser colocados novos equipamentos de segurança, como as Guardas de Segurança, incluindo Dispositivos de Proteção para Motociclistas, e a beneficiação dos sistemas de drenagem.
"A obra tem um prazo de execução estimado de dez meses e a sua concretização irá assegurar uma melhoria significativa ao nível das acessibilidades e mobilidade para as populações dos concelhos do Montijo, Alcochete e Palmela", diz a  Infraestruturas de Portugal.

Autarcas "felizes" com inicio da obra 
Obra foi apresentada em Pegões, Montijo 
Desde 2014, junto do anterior Governo e do atual Governo, que a Câmara do Montijo insistiu fortemente na necessidade da reabilitação da Estrada Nacional 4, sempre com o objetivo e a ambição de “melhorar as infraestruturas viárias nacionais e municipais de forma a promover um desenvolvimento ordenado, sustentável e inclusivo”, relembrou o autarca do Montijo
“Tal como outros investimentos públicos na rede viária que temos feito em todas as freguesias, esta obra é um bom investimento porque representa o cumprimento de um compromisso que estabelecemos com a população. Uma obra que vai permitir melhorar as condições de segurança rodoviária, de circulação e de desenvolvimento do concelho”, acrescentou Nuno Canta.
O presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Pegões afirmou tratar-se de um “momento de satisfação e alegria, pois a obra de reabilitação da Estrada Nacional 4 tem sido uma pretensão das populações”.
Ao longo de 25,5 quilómetros da Estrada Nacional 4, vão ser executados trabalhos de repavimentação de todo o troço; substituição e readequação da sinalização vertical de código e de orientação; remarcação da sinalização horizontal; colocação de novos equipamentos de segurança, como as Guardas de Segurança, incluindo Dispositivos de Proteção para Motociclistas; e beneficiação dos sistemas de drenagem.
A Estrada Nacional 4 faz a ligação entre Portugal e Espanha e é uma via rodoviária estruturante e de importância fulcral para a mobilidade da população do Montijo e para a dinamização da economia local.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários