Mourisca recebe festa da gastronomia do Sado

Há festa no Moinho de Maré da Mourisca no final de Agosto

Gastronomia, artesanato, música, dança e atividades desportivas estão em destaque na 18.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, que se realiza nos dias 25, 26 e 27 de Agosto, no Faralhão, em Setúbal. As tasquinhas de gastronomia são um dos principais pontos de interesses do certame, dinamizado na Herdade da Mourisca, nas quais são servidos petiscos tradicionais, como ostras, mariscos, choco frito, feijoada de choco, arroz de lingueirão, pipis e pica-pau, entre outros. Além das tasquinhas gastronómicas, no último dia das festas realiza-se o já habitual concurso de gastronomia, doçaria e licores.
Mourisca mostra sabores do Sado de 25 a 27 de Agosto  

Como já é habitual, as diversas tasquinhas dinamizadas pelo movimento associativo das freguesias do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra concorrem pela eleição do melhor prato, no 17.º Concurso de Gastronomia.
Já os melhores doces e licores apresentados nos stands de produtos artesanais concorrem ao 12.º Concurso de Doçaria e ao 12.º Concurso de Licores.
Os premiados dos três concursos são anunciados no último dia das festividades, pelas 21h30.
O certame, organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e pelas juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com diversos apoios, incluindo a Câmara de Setúbal, conta com um leque diversificado de atividades.
A abertura da festa está marcada para dia 25, às 19 horas, a que se segue, às 20 horas, a inauguração oficial com uma atuação da fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 64 de São José.
O programa prossegue com danças sevilhanas da União Desportiva e Recreativa das Pontes, às 21h30, e, meia hora depois, há um espetáculo de concertinas. O primeiro dia de festas termina com um baile conduzido por Fátima Dias, com início às 23 horas.
No dia 26, a partir das 16 horas, os jogos de malha corrida animam o certame e, às 18 horas, há uma aula de zumba.
A animação musical tem início às 20 horas com uma atuação de Flávia Francisco, a que se segue, uma hora depois, o conjunto típico Cantares do Sado e, às 22 horas, a banda Banza. A fechar a noite, a partir das 23h30, há baile com os Irmãos Cabanas.
O último dia das festas, a 27 de agosto, tem atividades logo a partir das nove da manhã, com passeios de BTT e pedestre. Às 11 horas, é celebrada uma missa campal e, para as 11h30, está marcada uma aula de zumba.
Na parte da tarde, há um torneio de chinquilho, às 15 horas, e uma demonstração de danças de salão, às 18 horas.
A partir das 19 horas, o recinto recebe o Rancho Folclórico de Pontével e o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão. Segue-se, às 21 horas, um apontamento musical com Carina Martins.
A cerimónia oficial de encerramento da 17.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca decorre às 21h30, com a entrega dos prémios aos vencedores dos concursos de gastronomia, doçaria e licores.
O cantor Toy anima o recinto, a partir das 22h30, e ainda há tempo para um baile, com início às 23h30, conduzido pelo duo Ricardo e Jorge.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários