Festas do Barreiro arrancam sexta-feira

Uma grande festa “numa varanda sobre Lisboa”

Está tudo pronto para as Festas do Barreiro que arrancam já sexta-feira. Pela cidade irão passar milhares de pessoas de 11 a 20 de Agosto. são alguns dos nomes que constam no “cartaz” do Palco das Marés, a maior “montra” do evento. Os DAMA abrem, sexta-feira, e os GNR encerram, domingo, dia 20 de Agosto, as Festas do Barreiro 2017, que decorrem na zona ribeirinha do Barreiro, na Avenida da Praia e junto à Escola Alfredo da Silva. Do Programa fazem, ainda, parte Nancy Vieira, Nicotine’s Orchestra, Raquel Tavares, Ruth Marlene e Piruka. Estes são alguns dos nomes que constam no “cartaz” do Palco das Marés, a maior “montra” do evento. Durante 10 dias são esperados, à semelhança de anos anteriores, milhares de visitantes. Muita música, desporto, convívio, animação, gastronomia  num espaço de reencontro e de amizade. A entrada é livre. 
Barreiro está em festa a partir desta sexta-feira 

A menos de dois dias do arranque da maior festa do concelho, a azafama já é grande entre os moradores e os feirantes que por esta altura chegam à cidade. Nas Festas do Barreiro, está prometido, as pessoas podem encontrar “música para diferentes faixas etárias, desporto, gastronomia diversificada”,  anuncia a vereadora da Cultura da Câmara do Barreiro. Regina Janeiro refere que a originalidade deste evento começa na sua localização, uma vez que o mesmo se realiza “junto à Ribeirinha”, podendo as pessoas visitarem as festas e sentirem que estão “numa varanda sobre Lisboa”. Nem mais.
São, conforme frisou o presidente da autarquia, umas “Festas da Comunidade”, “das freguesias”, “de todo o Concelho”, “para todos”, procurando “ir ao encontro das diferentes sensibilidades”. Carlos Humberto lembrou o Programa Religioso, que decorrerá em paralelo, e falou da Abertura das Festas, que terá, disse, “elementos de inovação e criatividade”.
Regina Janeiro evidenciou a importância dos patrocinadores nas Festas e angariação de fundos por parte da Comissão, "permitindo, cada vez mais, a sua autonomia financeira e redução de financiamento público". O que representa, diz a presidente das festas, "um enorme salto qualitativo para a organização", que conta com a participação de 17 associações da cidade.
As marcas da Festa 
As Festas do Barreiro oferecem um programa diversificado com nomes que marcam o panorama musical, que passam pela musica popular, fado, clássica, jazz, pop, reggae, world music, hip-hop e rock.
Além do Palco das Marés, existem o Palco das Tasquinhas e o do Spot da juventude, que procura promover novos valores, dinamizado pelas associações Hey Pachuco!, Out.ra, Gasoline e ADAO.
A Mostra Empresarial e Institucional, este ano com um novo “desenho” e com maior capacidade, é composta por expositores de várias entidades, com animação itinerante, e com a Exposição Institucional, que, este ano, celebra duas datas importantes para o Concelho: os 60 anos do TCB e os 80 anos de Abastecimento Público de Água.
“Ocean Parade” abre as Festas da cidade na sexta-feira. Trata-se "de uma performance artística em forma de parada onde elementos de grande volumetria nos transportam para o universo dos oceanos e dos rios. Durante o espetáculo poderá assistir à animação com glamorosas medusas iluminadas, golfinhos gigantes, entre outras espécies que vivem no oceano e que prometem ‘invadir’ a Mostra Empresarial e Institucional, no recinto das Festas, com muita música, luz e alegria", conta a organização. 
O espetáculo é assinado por Paulo Magalhães Produções, responsável pelo evento de Abertura dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal, no Barreiro, que surpreendeu todos os presentes, com os seus variados momentos de música, multimédia e dança, que encheram o centro da cidade com milhares de pessoas.
"Esta será, sem dúvida, uma abertura que levará o público ao rubro e despertará o melhor que as Festas têm para oferecer aos seus visitantes: alegria, emoção e muito divertimento", diz Regina Janeiro. Haverá também, nos restantes dias, Animação de Rua, Feira de Artesanato e Tasquinhas, com maior representação que em anos anteriores, Spot da Juventude, Atividades Desportivas, Divertimentos e Feirantes.
O arraial estende-se da Rua Miguel Pais até à Avenida Alfredo da Silva, da Rua Bento Gonçalves à Rua Serpa Pinto e da Rua Henrique Galvão ao Parque Catarina Eufémia.
A mobilidade e acessibilidades terão um papel fundamental no recinto. Em 2016, David Varela foi o impulsionador na criação de acessos para pessoas com mobilidade reduzida e esse trabalho será mantido e melhorado.

Magriços vão ser homenageados no Barreiro 
GNR chegam para "fechar a Festa" no dia 20 de Agosto 
Na programação desportiva, destaque, a 19 de Agosto, pelas 21 horas, para uma Homenagem aos Magriços, que contará com a presença de algumas das antigas glórias do futebol, que se destacaram no Mundial de 1966, em Inglaterra, entre as quais o barreirense José Augusto e Hilário da Conceição.
Neste evento, os Magriços serão apresentados, passarão algumas imagens ‘inesquecíveis’ da competição que viu a Selecção Nacional brilhar e serão recordadas histórias da campanha ‘na primeira pessoa’, pela voz dos Magriços presentes.
Antes da homenagem, no Domingo, 13 de Agosto, entre as nove e as 10h30, a proposta é um Passeio de Larcs, embarcações da Escola de Fuzileiros Navais – Marinha Portuguesa. O local de encontro é na Praia de Alburrica.
Zumbarreiro, no feriado de 15 de Agosto, promete agitar os participantes. Trata-se de uma aula, das 9h30 às 11 horas, junto ao Palco das Marés, no recinto das Festas do Barreiro.
Dia 19, a partir das 14 horas, haverá ‘Gasoline na Festa’, com um Campeonato de skate e muita música. Mais um dia de desporto Radical ao melhor estilo Gasoline.
Na manhã de Domingo, 20 de Agosto, último dia das Festas, realiza-se o tradicional Passeio de Cicloturismo, com concentração, a partir das oito da manhã, no recinto.
Durante todos os 10 dias das Festas, o Espaço da Juventude terá uma Zona Informal de Basquetebol.Regina Janeiro refere que as Festas são um enorme “espaço de encontro e de convívio, vão ter um programa muito atrativo”, e vão ter “oportunidade de ver o que o Barreiro tem de melhor para oferecer”. Afinal, como diz a titular da pasta da cultura, pela “diversidade e qualidade do programa, todas as pessoas podem ter um momento”.
Consulte aqui o programa completo das Festas do Barreiro 2017. 

Comentários