Festas de Tróia atraiu milhares à zona ribeirinha de Setúbal

Círio engalanado em rio de tradição

Mais de 170 embarcações de pesca e de recreio engalanadas participaram no círio fluvial das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, recebido, na tarde de dia 14, por centenas de pessoas ao longo da zona ribeirinha de Setúbal. A edição deste ano das tradicionais Festas de Tróia “superou todas as expectativas, quer em número de barcos participantes, quer em número de pessoas”, segundo Armando Oliveira, presidente da comissão das festas, organizadas com o apoio, entre outros, da Câmara de Setúbal.
Milhares receberam  Nossa Senhora do Rosário de Tróia 

Na Caldeira, acamparam mais de mil pessoas, mas, entre os dias 12 e 14, mais de 10 mil participaram nas festividades que tiveram como ponto alto, segunda-feira ao final da tarde, o cortejo fluvial de regresso da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, transportada pela embarcação “Filipe e Pedro”.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, viajou na embarcação que transportou a imagem, juntamente com o bispo de Setúbal, D. José Ornelas de Carvalho, os presidentes da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, e da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e também o presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes.
Armando Oliveira salienta, igualmente, o “grande número de pessoas” que se juntaram, ao longo da zona ribeirinha de Setúbal, entre o Parque Urbano de Albarquel e a Doca das Fontainhas, para receber o círio fluvial proveniente de Tróia e terminar da melhor forma mais uma edição desta “festa de fé e de convívio entre as famílias com ligação ao mar”.
Depois de três dias de tríduo na Igreja de S. Sebastião, em Setúbal, a 9, 10 e 11, os participantes rumaram a Tróia, no dia 12, para um convívio entre famílias, onde decorreram celebrações religiosas, divertimentos e bailes.
A embarcação “Virgem Medianeira” venceu o tradicional concurso de barcos engalanados na categoria “sem mastro”, e “O Nabo” foi o vencedor das embarcações “com mastro”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários