Escultura homenageia Manel Bola em Setúbal

Cidade inaugura escultura em homenagem a ator Carlos Rodrigues

Uma escultura dedicada ao ator e poeta Carlos Rodrigues, mais conhecido por Manel Bola, falecido em Dezembro último, é inaugurada a 3 de Setembro, de manhã, dia do aniversário do homenageado, na Avenida Luísa Todi, em Setúbal. "A obra de arte, que a Câmara  de Setúbal encomendou ao artista plástico Jorge Pé-Curto, instalada na placa central da avenida, defronte do Fórum Municipal Luísa Todi, representa Manel Bola a corpo inteiro a fazer uma vénia com a boina na mão, num gesto que lhe era característico", pode ler-se no comunicado da autarquia do concelho onde o ator e poeta morreu.
Estátua de Manel Bola ficará junto ao Forum Luísa Todi

A escultura é feita em bronze e tem 2,15 metros de altura, sendo uma forma de "Setúbal evocar uma das principais figuras da cultura local, falecida aos 72 anos após uma longa carreira ligada ao teatro, cinema, televisão e, nos últimos anos, à poesia".
A inauguração, marcada para as 11:00, vai contar com a presença da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, do autor da obra e de familiares e amigos do ator.
Elementos do Teatro de Animação de Setúbal e da Associação Cultural TOMA vão ler poemas, enquanto a música vai estar a cargo da fadista Piedade Fernandes, acompanhada por Vítor Pereira, Pedro Marques e Vítor Pereira Júnior.
Nascido a 3 de Setembro de 1944, Manuel Bola foi ator residente do Teatro de Animação de Setúbal (TAS) e entrou em várias séries de televisão, nomeadamente "Gente fina é outra coisa", "Os malucos do riso", "A banqueira do povo", "Nico d´obra", "Nós os ricos", "A loja do Camilo", "Jardins Proibidos" e "Inspetor Max".
Em 1977, foi galardoado com o Prémio Melhor Ator Ibérico atribuído pelo III Festival de Cinema Ibérico.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários