Setúbal em festa nas Escarpas de Santos Nicolau

Festanima abriu com música e sabor

A força do movimento associativo da freguesia de São Sebastião está patente na Festanima, evento na décima quinta edição, que abriu portas no dia 7 para proporcionar dez dias de animação com muita gastronomia e música. A presidente da Câmara  de Setúbal, Maria das Dores Meira, destacou a capacidade das coletividades para se organizarem em torno de um objetivo que resulta em mais uma edição da Festanima, a decorrer até 16 de Julho, nas Escarpas de Santos Nicolau. 
Festanima começou na  sexta-feira em Setúbal 

“Tenho de agradecer ao movimento associativo, que mostra que Setúbal é diferente”, disse Maria das Dores Meira, na cerimónia de abertura da festividade, realizada, ao final da tarde, na sede do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.
A Festanima é organizada pela Associação de Festas Populares de São Sebastião, que traduz a organização das coletividades da freguesia, contando com as parcerias da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Setúbal, entidades que, no âmbito dos apoios concedidos ao longo dos anos, possibilitaram a instalação de redes de água, esgotos e eletricidade.
“Hoje, esta é uma festa muito melhor”, assinalou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa. “Cumprimos o objetivo deste mandato em relação à Festanima de aumentar todos os anos a nossa comparticipação e de conceder apoio logístico”.
O autarca destacou ainda o facto de ter sido inaugurado um novo palco, adquirido pela Junta de Freguesia. “A festa está mais autónoma”.
Após a cerimónia de abertura, a comitiva rumou ao recinto da festa, num percurso liderado pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, para uma visita aos stands, nomeadamente às tasquinhas gastronómicas com diferentes petiscos, geridas por coletividades locais.

Autarquias tem vindo a apostar nesta festa popular 
 Numa era em que é tão fácil comprar as coisas feitas, é importante que iniciativas desta natureza mantenham a força popular, a força do povo, das pessoas”, sublinhou o vereador da Câmara de Setúbal, Carlos Rabaçal. “A Festanima tem uma outra qualidade cultural que não tem preço, pois é a vida comunitária que está em jogo, a entreajuda entre vizinhos que cria este projeto, e isso é algo de muito poderoso”.
“A Câmara Municipal e a Junta estão a construir as infraestruturas necessárias para a festa, tais como uma rede de saneamento, a qual terá caráter permanente, poupando-se no futuro a instalação, todos os anos, de redes semelhantes”, anunciou Nuno Costa.
A Junta de Freguesia em particular, recordou, tinha “dois grandes objetivos para este mandato”. Um, relacionado com a comparticipação da autarquia no apoio financeiro ao evento, “o que tem sido conseguido todos os anos”, outro, a realização de um conjunto de investimentos que permitam à Festanima depender cada vez menos de contratações de serviços sazonais a cada edição.
Madalena Lopes, presidente da comissão de festas, recordou que a Festanima resulta do um longo período de trabalho. “Estamos neste projeto desde janeiro”, destacou, apontando ainda o trabalho e esforço de voluntários, responsáveis, por exemplo, pela angariação de “patrocínios tão necessários para se poder pagar aos artistas convidados”.
A tesoureira da Associação de Festas Populares de S. Sebastião, Vera Godinho, acrescentou que, “apesar das dificuldades, é uma realidade que a festa está cada vez melhor. Além disso, os apoios da Junta e da Câmara Municipal têm sido importantes no crescimento deste evento”.

Banza a abrir e Mónica Sintra a fechar 
A Festanima conta com tasquinhas gastronómicas, diversões e quiosques de artesanato e de exposições com conteúdos institucionais, além de um vasto programa cultural, com espetáculos todas as noites, a partir das 21 horas.
O Grupo Banza abriu, no dia 7, o cartaz do certame, numa noite que acabou com baile musicado por João Carlos. No dia 8, atuou Alex e houve baile pela banda Opção Quatro, enquanto a 9 o público assistiu a um concerto do Trio de Acordeon e dançou ao som de Vasco Fernandes.
O Rancho Folclórico Infantil do Poceirão subiu ao palco da Festanima no dia 10, a que se seguiu um baile conduzido por Luís Rosa, enquanto a 11 é a vez de Deolinda de Jesus atuar, com a noite a terminar com um baile a cargo de Marco Marujo e Cláudio Nunes.A Rádio Jornal é responsável por um cartaz surpresa no serão do dia 12, sendo que a 13 realiza-se o já tradicional concurso de karaoke intercoletividades, após o qual está agendado um baile com João Tendeiro.
Com liberdade, igualdade e fraternidade, a 14 de julho realiza-se a final do concurso de karaoke, momento a que se segue baile com os Irmãos Cabanas, enquanto a 15 atuam o Conjunto Típico Amigos do Xico da Cana, Artur Jordão e Diana Cravo e, ainda, Eurico André, que lidera o baile da noite.
Para o último dia da 15.ª Festanima, está reservada uma sessão de zumba, a atuação de Mónica Sintra e um espetáculo de fogo de artifício, que dá por encerrada a edição de 2017.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários