Montijo cria mais hortas urbanas na Quinta do Saldanha

 Munícipes cedem terreno para a autarquia fazer hortas urbanas 

A Câmara do Montijo celebrou, no dia 13 de Julho, contratos de comodato com dois munícipes para a criação de novas hortas urbanas no jardim da Quinta do Saldanha. À semelhança da boa prática já implementada por outros dois munícipes no mesmo local, Eva Pinto e Tomás Henriques Júnior manifestaram à câmara a sua pretensão de preservar e cuidar de espaços (floreiras) na Quinta do Saldanha, através da criação de hortas urbanas.

Montijo vai ter mais terrenos para hortas urbanas 

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, mostrou a sua satisfação por mais estes dois contratos de comodato, classificando-os como “uma parceria entre a câmara e a comunidade que permite dar maior utilidade ao espaço existente naquele jardim histórico da cidade”.
O autarca referiu, ainda, a importância da política ambiental preconizada pela câmara que tem permitido a preservação dos solos e de outras questões ambientais, fundamentais para uma cidade e um concelho que aposta no desenvolvimento sustentável.
Para a Câmara  do Montijo, a criação de hortas urbanas é "uma forma de preservar o património municipal, dinamizar estilos de vida saudáveis por via do envolvimento comunitário, promovendo um sentimento de pertença da população ao território", diz o autarca.
Os contratos de comodato assinados entre a câmara e os dois munícipes dizem respeito a uma área de terreno total de 129,4 m2 que só pode ser utilizado para cultivo de diversas espécies vegetais e hortícolas que devem ser utilizadas para consumo próprio ou comunitário, sem quaisquer finalidades lucrativas. Os contratos têm a validade de um ano, podendo ser renovados por iguais períodos.

Agência de Notícias com Câmara de Montijo

Comentários