Feira de Sant'Iago com 16 dias de festa em Setúbal

18 artistas tocam no palco do maior evento cultural da cidade 

Agir, Aurea, Tito Paris, HMB, José Cid,  Jorge Palma, Anjos, Miguel Araújo e Moonspell são algumas das propostas musicais da Feira Sant’Iago, que, entre 22 de Julho e 6 de Agosto, se realiza nas Manteigadas, em Setúbal, num recinto com capacidade para receber as habituais centenas de milhares de visitantes. Com mais dias de duração, aumentando de 10 para 16, mais palcos, que passam de apenas dois para um total de três, mais concertos e espetáculos e novidades nas áreas expositivas, esta edição promete impressionar os visitantes que se desloquem ao Parque Sant’Iago, onde o certame se realiza desde 2004.

Feira de Sant'Iago espera milhares de visitantes 

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, respondeu no dia 4, na apresentação oficial da edição de 2017 da Feira de Sant’Iago, realizada na Casa da Baía, a alguns argumentos que defendem o regresso do certame à zona ribeirinha da cidade.
“A feira não pode hoje realizar-se onde decorreu durante décadas”, afirmou, justificando que a escolha da Câmara Municipal de relocalizar há quase 15 anos o certame numa zona mais ampla e limítrofe do concelho se mantém acertada.
“Não pode [regressar ao centro da cidade] por falta de condições objetivas que decorre da transformação por que passou a Avenida Luísa Todi, decidida ainda em 2001 por quem, pela primeira vez, apontou as Manteigadas como o local para a realização da feira”, frisou a autarca, recordando que o Executivo municipal é liderado pela CDU desde 2002, depois de ter sido conduzido ao longo de 16 anos pelo PS.
Sobre as opiniões que insistem no regresso do certame à Avenida Luísa Todi, enumerou um conjunto de dificuldades e constrangimentos urbanos, que, além de representarem avultados investimentos, esbarram num conjunto de fatores que o atual Executivo considera serem suficientes para que tal cenário não volte a ser equacionado na cidade tal como se apresenta no presente.
“É a feira que é parte da cidade e não é a cidade que é parte da feira”, salientou Maria das Dores Meira.
Sem excluir que, no futuro, se possam equacionar outras soluções para a localização do certame, até porque “a feira não é imutável”, a autarca defende que o melhor local para receber o certame atualmente continua a ser o Parque Sant’Iago.
Nesse sentido, no final da apresentação do programa da Feira de Sant’Iago, foi exibido um vídeo, brevemente disponível no canal YouTube da Câmara Municipal, no qual estão expostos todos os argumentos que justificam a localização na zona das Manteigadas, assim como os vários motivos que impedem, mesmo por questões legais, a realização do evento na Avenida Luísa Todi ou na zona ribeirinha.
Segurança, saneamento, conforto, estacionamento e circulação rodoviária são apenas alguns aspetos focados pelo Executivo camarário que cimentam a decisão de realizar a Feira de Sant’Iago nas Manteigadas pelo décimo quarto ano consecutivo.

Festa com muitas novidades 
Sobre o programa de 2017, Maria das Dores Meira anunciou que o tema principal é “Setúbal é um Mundo”, o qual expressa “a atividade, a diversidade e a riqueza do concelho nas suas distintas expressões”.
A área expositiva institucional regressa este ano a um espaço coberto, algo que, adiantou o técnico municipal Nuno Marques, da direção da feira, permite “mais variedade na oferta”.
O formato coberto viabiliza também o recurso a tecnologias modernas que vão proporcionar aos visitantes experiências mais imersivas relativamente aos conteúdos disponibilizados nos pavilhões.
De salientar ainda a nova Tenda Alegro, uma área de produtos regionais centrada na gastronomia da região de Setúbal, mas também de Espanha, com vinho, cerveja artesanal, queijo, azeite, ostras, conservas e tapas.
O espaço inclui aulas dadas por chefs, sessões de cozinha ao vivo e degustações, workshops de doçaria e provas de vinhos da Península de Setúbal e Cava de Almendralejo.
Além dos pavilhões institucionais, da zona de comércio e das cobiçadas áreas de restauração e de divertimentos, a Feira de Sant’Iago conta este ano com a novidade de incluir um balão de ar quente que proporciona uma vista panorâmica ímpar sobre o certame.
A técnica municipal Ana José Carvalho, da direção do certame, destacou que esta edição tem três palcos de espetáculos, ao invés de apenas dois, com uma programação cultural que coloca em evidência, principalmente, artistas portugueses, muitos deles de renome, assim como outros que espelham a multiculturalidade intrínseca ao próprio concelho de Setúbal.

Os maiores nomes da música portuguesa em Setúbal 
Pelo Palco Setúbal, o maior do certame, passam os Anjos, logo no dia inaugural, 22 de Julho, a partir das 23h30, Nelson Freitas, a 23, com início às 22 horas, e Herman José Quarteto e The Black Mamba, a 24, pelas 21h30.
Seguem-se Toy & Convidados, dia 25, às 22 horas Jorge Fernando, pelos 40 anos de carreira, dia 26, às 22h30, Tito Paris, a 27, às 22h30, e Miguel Camões e Deolinda de Jesus, no âmbito de uma noite de fados que se realiza 28 de julho, a partir das 21h30.
O Palco Setúbal acolhe ainda Mercado Negro, dia 29, a partir das 23 horas, Hands on Approach, a 30, com início às 23h15, HMB, a 31, 22 horas, e Moonspell, a abrir Agosto, dia 1, com início do concerto marcado para as 22h15.
Agir sobe ao maior palco do certame no dia 2, pelas 22 horas seguindo-se Aurea, a 3, às 22h30, e Miguel Araújo, a 4, 22h15.
A Feira de Sant’Iago reserva para as duas últimas noites, no Palco Setúbal, José Cid & Big Band, dia 5, com início às 23 horas, e Jorge Palma, a 6 de Agosto, às 22 horas.
Todos os espetáculos, quer neste palco, quer nos outros dois, Mundo e Bares, são gratuitos. Vários espetáculos no palco principal incluem atuações preliminares.
À margem dos espetáculos, decorrem, diariamente, animações de rua por todo o recinto da Feira de Sant’Iago, sendo que estão reservadas várias outras atividades para o Espaço Desporto, Juventude, Cultura e Inclusão Social.
Toda a programação referente à Feira de Sant’Iago 2017 está disponível na internet, em www.feira-santiago.org e na página oficial do certame no Facebook, facilmente pesquisável através do termo @feiradesantiagooficial.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários