Feira de Sant’Iago arrancou com grande enchente

Cidade em "festa grande" até 6 de Agosto 

A Feira de Sant’Iago 2017 abriu portas na noite de dia 22, com o tema “Setúbal é um Mundo” a inspirar a maior festa do concelho até 6 de Agosto, com concertos, gastronomia, divertimentos e experiências inesquecíveis. O certame organizado pela Câmara  de Setúbal registou mais de 30 mil pessoas só na noite inaugural e, logo à entrada, surpreendeu os visitantes num espaço inovador que partilha, de forma inovadora, a atividade, diversidade e riqueza do concelho de Setúbal nas mais variadas expressões.
Mais de 30 mil pessoas passaram pela Feira no primeiro dia 

Em tendas multimédia, com projeções interiores e exteriores, a cidade, o concelho e a região apresentam-se a setubalenses e visitantes e dão a conhecer, em formato audiovisual, caraterísticas ímpares que fazem de Setúbal um território de excelência, cosmopolita e de portas abertas.
Na tenda principal, onde decorreu a cerimónia de abertura oficial do certame, há lugares sentados para o público poder assistir a um vídeo que, em apenas três minutos, desvenda, de forma geral, singularidades do mundo setubalense. Nas outras, de menor dimensão, são focados aspetos da dinâmica de Setúbal.
“A Feira de Sant’Iago é o que sempre foi, a grande festa de Setúbal e de todos os que fazem desta a sua terra. A cidade vive e vibra com a feira, mas vive também além dela”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no discurso de inauguração do certame.
Nesta linha de pensamento, a autarca reforçou que “é a feira que é parte da cidade e não a cidade que é parte da feira”. Por este motivo, afirmou, “é a feira que depende da cidade, e não ao contrário”, reiterando que “é imperioso ver muito para lá dos 16 dias que dura o certame ou do espaço em que se realiza”.
A presidente da autarquia rejeitou, na intervenção inaugural do certame, o regresso da maior festa setubalense à zona ribeirinha da cidade. “A feira não pode hoje realizar-se onde decorreu durante décadas por falta de condições objetivas que decorrem da transformação por que passou a Avenida Luísa Todi.”
A autarca sadina acrescentou, também, que o certame “não pode realizar-se noutros espaços ribeirinhos cuja jurisdição nem sequer é municipal e onde estão sedeadas variadíssimas atividades incompatíveis com o encerramento de vias rodoviárias estruturantes da atividade económica da cidade”.
Maria das Dores Meira afirmou que o Executivo dá “à Feira de Sant’Iago, no contexto global da gestão de Setúbal, a verdadeira importância que merece, que é enorme”. Contudo, a autarca recusa “transformar o certame no centro de todas as políticas municipais”.
A Feira de Sant’Iago é, acima de tudo, “um fator de união de todos os que vivem no concelho”, exaltou a autarca sobre o certame com mais de quatro séculos de história e que reúne no Parque Sant’Iago feirantes, tendas de artesanato, pavilhões institucionais e dezenas de diversões e animações.

As novidades e atrações da Feira 
E foi com animação que a Feira de Sant’Iago começou, primeiro com as artes cénicas, com o ator José Nobre a divertir com histórias mirabolantes de um típico pescador setubalense, o “Zé Anzol”, e depois com o Teatro Animação de Setúbal a apresentar “Máquina do Tempo”.
O programa inaugural contou com uma ação de animação de rua intitulada “Light Me Up”, gigantones que iluminam o recinto e sempre muito solicitados para instantâneos, uma atuação da Associação Gaita de Foles e arruada que acompanhou a habitual visita do Executivo Municipal ao recinto da Feira de Sant’Iago.
A tecnologia centra atenções no certame, sobretudo dos mais jovens, com o novo “Espaço E-Tech”, dedicado à inovação e às novas tecnologias, a proporcionar a oportunidade de experimentar veículos robóticos, comandados por tablets e smartphones.
Já a gastronomia da região de Setúbal, da Madeira e também de Espanha está em destaque na “Tenda Alegro”, área em estreia dedicada aos sabores, proporcionando aos milhares de visitantes esperados experiências gastronómicas e vínicas únicas.
Pelo recinto há espaços dedicados ao desporto, assim como aos serviços municipais de biblioteca, juventude, cultura e inclusão social, a par de um conjunto de stands de várias entidades públicas e particulares que apresentam na maior festa do concelho a sua atividade.
Novidade é a experiência de voo cativo em balão de ar quente, a trinta metros de altura, atividade que permite ter uma vista panorâmica da Feira e que está disponível todos os dias, das 20 às 23 horas, a partir da zona do miradouro. Não se realiza, contudo, em caso de condições meteorológicas adversas.

Maiores nomes da música portuguesa tocam em Setúbal  
Palco principal da Feira recebe espetáculos todos os dias 
A música é outro dos atrativos da Feira de Sant’Iago 2017, com o certame a receber, todas as noites, concertos para todos os gostos. Logo na inauguração houve atuações da Grande Filarmónica de Setúbal, do Projeto 87-90 e dos Anjos, espetáculo que atraiu uma multidão ao Palco Setúbal.
Pelo palco principal da Feira de Sant’Iago 2017 passaram na segunda noite de festa Nelson Freitas e Beat Crew Hip Hop, enquanto para o dia 26 o certame reserva atuações musicais com Herman José Quarteto, às 21h30, e The Black Mamba, às 23 horas
O programa de espetáculos musicais na Feira de Sant’Iago 2017 inclui, no dia 2, às 22 horas ,Toy & Convidados. Jorge Fernando, a celebrar quatro décadas de carreira, atua no dia 26, às 22h30.
Tito Paris sobre ao Palco Setúbal no dia 27, às 22h30, enquanto Miguel Camões e Deolinda de Jesus atuam no âmbito de uma noite de fados que se realiza no dia 28, a partir das 21h30. Em Julho há ainda Mercado Negro, a 29, a partir das 23 horas, Hands on Approach, a 30, com início às 23h15, e HMB, a 31, às 22 horas.
Os Moonspell, a celebrar 25 anos de carreira, abrem o cartaz de espetáculos musicais de agosto com um concerto no dia 1 às 22h15. Seguem-se Agir, no dia 2, pelas 22 horas, Aurea, a 3, às 22h30, e Miguel Araújo, a 4, 22h15, e José Cid & Big Band, no dia 5, com início às 23 horas.
Toda a programação referente à Feira de Sant’Iago 2017 está disponível na internet, em www.feira-santiago.org e na página oficial do certame no Facebook, facilmente pesquisável através do termo @feiradesantiagooficial.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários