Feira com sabor a mundo em Setúbal até 6 de Agosto

Melhores "chefs" portugueses e espanhóis na Feira de Sant’Iago

A gastronomia da região de Setúbal, da Madeira e também de Espanha está em destaque na Feira de Sant’Iago, a decorrer  até 6 de Agosto e que, este ano, apresenta uma área dedicada aos sabores. Produtos da região setubalense e do mundo cruzam-se no certame organizado pela Câmara  de Setúbal, com a Tenda Alegro, um novo espaço em estreia na Feira de Sant’Iago, nas Manteigadas, a proporcionar aos milhares de visitantes esperados experiências gastronómicas e vínicas únicas.

Sabores ibéricos vão animar Feira de SantI'go 

Vinhos da Península de Setúbal, Moscatel de Setúbal, Cava de Almendralejo, Poncha da Madeira, cervejas artesanais, conservas, doçaria tradicional, artesanato, azeites, queijos e ostras de Setúbal são algumas das iguarias em exposição e disponíveis para venda durante o certame.
O mesmo espaço recebe, ao longo de 15 dias, entre 23 de Julho e 6 de Agosto, sempre à noite, sessões de cozinha ao vivo, degustações, workshops, harmonizações e provas variadas em eventos de participação gratuita, com capacidade para um máximo de 60 pessoas, mediante inscrição prévia no local.
O programa de dia 26 é dedicado aos sabores ibéricos, com o chef espanhol Jonathan Melchor a preparar, a partir das 20 horas, um menu composto por rabo de toro, migas veganas, repapalos, cojondongo de gañan e secreto ibérico con salsa de naranja y tomate confitado. A harmonização é feita com vinhos da Quinta de Alcube.
No dia seguinte, a 27, às 20 horas a chef Cristina Sá dinamiza a sessão de cozinha ao vivo e degustação em que explora sabores e produtos da região setubalense em “Ostras com Pérolas”, “Revolução na Caldeirada e Salmonete” e “Cheesecake Invertido com Frutas da Arrábida”.
A 28, às 20 horas, há “Sabores do Sado”, showcooking e degustação pelo chefAndré Lopes, e às 22h00 harmonização de Malo Wines e Conservas Belmar. Já a 29, às 20 horas, o chef Domingos dinamiza um workshop de doçaria de chá, enquanto às 22 horas há uma degustação de Oleosetin Aceite de Oliva Virgen Extra, da Extremadura.
O programa de atividades de Julho na Tenda Alegro encerra com dois eventos de prova para o público, ambos com início às 20h30. O primeiro, no dia 30, propõe uma harmonização de vinhos da Adega Camolas e queijo de ovelha, enquanto o segundo, a 31, reserva uma experiência com Poncha da Madeira.

Programa continua em Agosto 
O programa de Agosto começa logo no dia 1 com “Peixes de Época”, num showcooking e degustação pelo chef Luís Barradas, a que se segue, às 22 horas, a harmonização de vinhos da Herdade dos Conqueiros e Ostra de Setúbal. No dia 2, às 20 horas, há “Sabores do Sado”, pelo chef André Lopes, e às 22 horas, a sessão “Vamos conhecer as Sadinas”.
No dia 3, às 20 horas, a chef Cristiana Sá regressa ao certame para uma sessão em que explora “Frescura da Arrábida”, “Cabidela de Choco Crocante” e “Mousse de Abacate e Moscatel”. Mais tarde, às 22 horas, há uma degustação de azeites e azeitonas de produção dos Manos Lince.
“Tarte de Requeijão com mel da Arrábida e redução de Moscatel” é a doce proposta que a chef Olga Pedrosa apresenta no showcooking e degustação de dia 4, com início às 20 horas, numa noite em que a Tenda Alegro recebe ainda, a partir das 22 horas, vinhos de verão da Adega de Palmela.
O programa reserva ainda, a 5, às 20 horas, “Productos Singulares de Extremadura – del cerdo ibérico al cava”, pelo chef espanhol Manuel Gil Felipe, e às 22 horas a harmonização de Cava de Almendralejo com Conservas Belmar, enquanto no último dia, a 6, às 20 horas, há harmonizações de tapas de Almendralejo e vinhos da Quinta de Alcube.
A Feira de Sant’Iago, com mais de quatro séculos de história e que reúne no Parque Sant’Iago feirantes, tendas de artesanato, pavilhões institucionais e dezenas de diversões, conta ainda, ao longo dos 16 dias do certame, com um eclético conjunto de espetáculos musicais.
Anjos, Agir, Aurea, Tito Paris, Moonspell, HMB, Toy, Jorge Palma, José Cid, Herman José, Hands on Approach e Miguel Araújo são algumas das propostas musicais do certame, todos no Palco Setúbal, a que se juntam um vasto leque de artistas locais que atuam nos palcos secundários Mundo e Bares instalados no recinto.
“Setúbal é um Mundo” dá tema à edição 2017 da Feira de Sant’Iago e inspira o pavilhão do município que partilha a atividade, diversidade e riqueza do concelho de Setúbal, nas mais variadas expressões, numa exposição que leva os visitantes a uma experiência mais imersiva com recursos a conteúdos tecnológicos.

Agência de Notícias com  Câmara de Setúbal 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários