Estação do Pinhal Novo vai receber núcleo museológico

Núcleo museológico dedicado às raízes ferroviárias de Pinhal Novo nasce em 2018

O edifício da antiga estação ferroviária de Pinhal Novo irá acolher um núcleo museológico sobre a atividade ferroviária, com abertura prevista para Maio de 2018. O Contrato de Subconcessão de Uso Privativo Parcial do referido edifício foi celebrado entre a Câmara de Palmela e a IP Património – Administração e Gestão Imobiliária, na semana passada.
Estação velha irá receber museu ferroviário em 2018 

A cerimónia contou, entre outras entidades, com as presenças de Carlos Fernandes, vice-presidente da IP Património – Administração e Gestão Imobiliária e de Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela.
Na ocasião, Álvaro Amaro recordou o contexto da criação deste núcleo, integrado no Programa Museológico Municipal e "que reflete a importância deste meio de transporte e comunidade profissional na génese da vila de Pinhal Novo", disse o autarca.
"Trata-se de um projeto que reflete trabalhos já iniciados há alguns anos pelo Museu Municipal – nomeadamente, a exposição Caminhos de ferro e ferroviários em Pinhal Novo e o livro Memórias de Ferroviários em Pinhal Novo - para a História da Vila e da Comunidade Ferroviária - que abre uma linha de investigação permanente em torno do tema", disse o autarca.
A abertura do espaço ao público, com uma exposição de longa duração, o estabelecimento de parcerias com a Fundação Museu Nacional Ferroviário e com o Centro Nacional de Documentação Ferroviária são os próximos passos perspetivados pela Câmara de Palmela para um dos espaços mais emblemáticos da vila de Pinhal Novo.
A estação de Pinhal Novo foi construída nos finais dos anos 30 do século XX. A Estação possui 23 painéis de azulejos datados de 1938, representando diversas paisagens do distrito de Setúbal.
Os temas centrais são da autoria de João Rodrigues – com base em fotografias de Manuel Giraldes da Silva –, a produção de Faiança Battistini de Maria de Portugal – Fábrica de Cerâmica de Lisboa.
A Estação recebeu, em 1946, o 2º Prémio no Concurso das Estações Floridas e diversos 1ºs Prémios, no Concurso das Estações bem cuidadas, ao longo dos anos 70.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários