Eficiência ilumina espaço público em Setúbal

Autarquia investe 15 mil euros na melhoria da iluminação pública 

A Câmara de Setúbal instalou, recentemente, um conjunto de equipamentos que otimizam a iluminação no espaço público da Figueirinha e da Avenida José Mourinho, num investimento global superior a 15 mil euros. Na zona da Figueirinha, a intervenção municipal incluiu a substituição de três dezenas de luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de 150 watts por equipamentos com tecnologia LED com 63 watts.
Setúbal continua a investir na eficiência energética 

A operação, concretizada com o apoio da EDP Distribuição, permite uma poupança energética anual de 13.900 quilowatts, o que resulta na redução da emissão de 3,7 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.
"A substituição das três dezenas de luminárias na zona da Figueirinha materializou um investimento de 5.9 mil euros e possibilita ao município uma poupança financeira anual de 2.3 milhões de euros", diz a autarquia.
Já na Avenida José Mourinho, na frente ribeirinha da cidade, a Câmara Municipal de Setúbal colocou cinco novos candeeiros junto de pinheiros que integram o arranjo paisagístico da área ajardinada da Praia da Saúde.
Neste caso, "a aquisição dos candeeiros em coluna troncocónica, equipadas com acessórios e lâmpadas de vapor de sódio de 100 watts, visou um investimento de 9.8 milhões de euros", explica a Câmara sadina.
Além dos benefícios alcançados na redução de custos na fatura energética, "a tecnologia introduzida no espaço público contribui para a sustentabilidade ambiental do concelho, com a redução das emissões de dióxido de carbono", sublinha a autarquia.
"A instalação destes novos equipamentos permite ainda melhorar as condições de segurança e circulação, com o aumento dos índices de iluminação nas áreas destinadas aos peões e aos ciclistas", concluiu a câmara de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários