Surto de tuberculose atingiu colégio em Azeitão

Seis casos confirmados em colégio de ensino especial 

Um surto de tuberculose estará a afetar no colégio de ensino especial ‘Rumo ao sucesso’, Azeitão, em Setúbal, de acordo com informações avançadas pela SIC e jornal Público. Até ao momento estão confirmados pelo menos seis casos, para além de pessoas infetadas com a bactéria e que estão a receber tratamentos para que a doença acabe por não se desenvolver. A escola mantém-se a trabalhar e é frequentada por cerca de 200 jovens. A Direção Geral de Saúde afirma que não é necessário fechar o externato. 

Surto de tuberculose ataca colégio em Azeitão  

Um surto de tuberculose está a afetar o Externato Rumo ao Sucesso, um colégio de ensino especial, em Azeitão, no concelho de Setúbal, avança o jornal Público. O colégio é frequentado por cerca de duas centenas de crianças e jovens, entre os nove e os 30 anos e tem cerca de 50 funcionários.
O primeiro caso de tuberculose a ser detetado foi num aluno da instituição e já há seis casos confirmados. Há ainda dezenas de pessoas que transportam a bactéria e que estão em tratamento.
A tuberculose pode ser ativa ou latente e apenas nos casos ativos é que a doença se desenvolve, o que aconteceu com seis pessoas do Externo Rumo ao Sucesso, de Azeitão. No caso das outras pessoas, que estão a fazer tratamento, os rastreios detetaram a infeção, o que significa que estiveram em contacto com um doente e transportam a bactéria Mycobacterium tuberculosis, mas não desenvolveram a doença.
De acordo com o Público, a Direção Geral de Saúde admite que há uma possibilidade, ainda que baixa, de se virem a confirmar mais casos de tuberculose ativa, isto porque num espaço fechado, como um colégio, o nível de transmissão é elevado.
O jornal avança  ainda que fonte próxima do caso disse que a infeção foi detetada em 42 pessoas, de 80 que já foram avaliadas. Na maioria, tratam-se de infeções latentes. A fonte afirmou ainda que, dos 42 infetados, quatro alunos foram internados e um deles já teve alta. Os restantes estão em tratamento e a ser medicados, mas continuam no colégio.
Os rastreios estão a ser feitos pelo Centro de Saúde de S. Sebastião, no Vale de Cobro, em Setúbal.
O colégio continua de portas abertas e a ser frequentado por alunos e funcionários. A DGS refere que não é necessário fechar a instituição, de acordo com o Público.
O Correio da Manhã já tinha noticiado a suspeita de tuberculose no Externato Rumo ao Sucesso, há duas semanas, mas afirmava que não tinha passado de um susto e que a situação estava controlada.
Tutelado pelo Ministério da Educação, o Externato Rumo ao Sucesso acolhe crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Tem alunos em regime interno, que dormem na instituição, e tem outros em regime externo, que vão para casa ao final do dia.

Agência de Notícias 

Comentários