Sesimbra assinalou Dia do Pescador

"Valorizar a pesca, que é uma referência da nossa história, e prepará-la para os desafios do futuro"

A entrega das distinções às embarcações que se destacaram em 2016 pelas maiores vendas de pescado e ao pescador há mais anos em atividade foi o momento alto das comemorações do Dia do Pescador, em Sesimbra. A cerimónia, realizada na Sociedade Musical Sesimbrense, reuniu representantes de diversas entidades, pescadores e muitos sesimbrenses, que se associaram a uma efeméride que honra a coragem de todos os que fazem do mar a sua forma de vida, e o seu contributo para a história e identidade local.

Câmara de Sesimbra homenageou pescadores locais  

"O Dia do Pescador é uma das datas mais simbólicas para a comunidade sesimbrense. Por esse motivo, a Câmara Municipal tem-se empenhado em manter e dignificar estas comemorações que são, acima de tudo, uma homenagem e uma mostra de respeito por estes homens de coragem, que vivem diariamente uma das mais duras profissões do mundo", sublinhou a vice-presidente da autarquia de Sesimbra, Felícia Costa, frisando que a Câmara Municipal tem estado ao lado dos pescadores todos os dias.
A este propósito a autarca destacou o envolvimento do município nas reivindicações por melhores condições de trabalho, e elencou um conjunto de ações que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos com vista à valorização do peixe e da atividade piscatória, cujo exemplo maior foi a abertura do Museu Marítimo na Fortaleza de Santiago.
O respeito pelos homens do mar foi igualmente manifestado pela presidente da Assembleia Municipal, Odete Graça, para quem o Dia do Pescador representa "uma homenagem merecida aos que são a identidade desta terra", disse, acrescentando que "é importante valorizar a pesca, que é uma referência da nossa história, e prepará-la para os desafios do futuro".
Esta preocupação foi partilhada pela presidente da Junta de Freguesia de Santiago, Ana Cruz. "Não se compreende que não exista um subsídio de sobrevivência para os pescadores quando, pelos mais diversos motivos, não podem ir ao mar", referiu a autarca.

Homenagem ao Arrais Manuel Caminhão
Após a homenagem teve lugar a apresentação do projeto de Salvaguarda do Património Cultural e Imaterial: Construção e uso de Embarcações de Sesimbra – A Aiola e a Barca, um projeto de investigação sobre a arte do saber fazer a barca de Sesimbra e a aiola, seguida do lançamento do site do Museu Municipal de Sesimbra, que dá a conhecer os vários núcleos museológicos, e que disponibiliza informação sobre cada um deles.
O dia ficou ainda assinalado pelo descerramento de uma placa toponímica dedicada ao Arrais Manuel Caminhão, na rua do For-Mar, uma missa em homenagem aos pescadores, colocação da coroa de flores no Monumento ao Pescador, inauguração da exposição de fotografia Olhares de Mar, da iniciativa do grupo Sesimbra Expressão Fotográfica Associação, na Avenida 25 de Abril, e visita à barca Amor ao Ofício, que esteve durante todo o dia juntamente com uma aiola, na praia em frente ao Largo de Bombaldes.
As comemorações do Dia do Pescador estendem-se até 4 de Junho, dia em que será lançado o segundo volume da revista Akra Barbarion: Sesimbra, Cultura e Património, na Casa do Governador da Fortaleza de Santiago. Na mesma data realiza-se a concentração e desfile de barcos na Baía de Sesimbra, em homenagem aos pescadores falecidos, organizado pelo pescador Eduardo Pinto, que recebeu recentemente a medalha de mérito municipal por desenvolver esta iniciativa há vários anos.
Destaque ainda para a Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto, que decorre até 4 de Junho, em mais de 40 restaurantes do concelho, e para as aulas de culinária que deram a conhecer várias formas de confecionar esta espécie, e que decorreram no Continente de Sesimbra e no Mercado Municipal da Quinta do Conde.

Distinções
Pescador
Há mais anos em atividade – António Cândido Paixão Martelo

Embarcações
Pesca do Cerco - Traineira Princesa de Sesimbra
Pesca Longínqua – Barco Anacleto António
Pesca do Peixe-espada Preto – Barco Jóia da Coroa
Pesca Polivalente Costeira – Barco Armindo José
Pesca Polivalente Local Com Convés – Barco Vou Com Deus
Pesca Polivalente Sem Convés – Barco Diana e Sofia
Pesca da Toneira e Palangre por Aiolas – João Nabo

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários