Projetos unem municípios da Arrábida

Palmela, Sesimbra e Sesimbra apresentam projetos para a Arrábida 

Setúbal, Palmela e Sesimbra apresentam no dia 29, às 10 horas, na Quinta de Catralvos, Azeitão, um conjunto de projetos intermunicipais, com áreas de atuação que vão desde a mobilidade urbana à inclusão social, passando pelo desenvolvimento do turismo sustentável. Um dos projetos é a Rede Ciclável da Península de Setúbal, que se destina à criação de um circuito de ciclovias, assim como de troços pedonais, de ligação entre os territórios dos três municípios parceiros, com o objetivo de conectar os rios Sado e Tejo.
Municípios apresentam projetos para melhorar a Arrábida  

Os presidentes das autarquias de Setúbal, Maria das Dores Meira, de Palmela, Álvaro Amaro, e de Sesimbra, Augusto Pólvora, estão presentes na cerimónia de apresentação dos projetos, os quais perfazem mais de nove milhões de euros, com cofinanciamento de 50 por cento do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Um dos projetos é a CICLOP 7 – Rede Ciclável da Península de Setúbal, que se destina à criação de um circuito de ciclovias, assim como de troços pedonais, de ligação entre os territórios dos três municípios parceiros, com o objetivo de conectar os rios Sado e Tejo.
Ainda no plano da mobilidade, os três concelhos apresentam a Hub10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial, de melhoria da EN 10, com vista a promover a Península de Setúbal como área privilegiada de expansão da região metropolitana de Lisboa.
O Prarrábida – Plano de Ação para a conservação, valorização e promoção do património histórico, cultural e natural da Arrábida incide no setor do turismo sustentável.
Além dos três municípios parceiros, o plano conta com o envolvimento do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Associação de Municípios da Região de Setúbal.
O Prarrábida, alinhado com a Estratégia de Desenvolvimento Turístico da Centralidade Arrábida, pretende sustentar a atratividade turística do território com base na salvaguarda e valorização do património, tendo em conta a ecologia do espaço e a melhoria da qualidade de vida.
Percursos em Rede na Inclusão Ativa é a designação do quatro projeto em desenvolvimento em parceria pelos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
Trata-se de uma resposta dos municípios às necessidades registadas em cada um dos territórios para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e justa, com especial atenção para as populações mais vulneráveis.
Esta política de inclusão ativa visa a capacitação de pessoas e a criação de oportunidades nos sistemas públicos, em instituições sociais e nos parceiros locais, através da inovação na forma de planear, organizar e trabalhar, além de uma forma de atuar mais participativa, solidária e integrada.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários