Palmela institui Dia da Agricultura e do Mundo Rural

Autarquia quer promover identidade do mundo rural do concelho 

A Câmara  de Palmela, a União de Freguesias de Poceirão e Marateca e a Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal vão assinalar, a 3 e 4 de Junho, o Dia Municipal da Agricultura e do Mundo Rural, como forma de sensibilização para a "importância da agricultura, defesa da identidade do mundo rural e valorização da economia de proximidade e dos produtos e produtores locais que, com o seu trabalho, contribuem para a sustentabilidade dos territórios", explica a Câmara de Palmela em comunicado. 
Palmela cria dia da agricultura e mundo rural 


A iniciativa, apoiada pelo Projecto 270, associação cultural e ambiental sediada em Pinhal Novo, pretende, também, promover o espírito comunitário, associativo e cooperativo, característicos do concelho de Palmela.
No dia 3 de Junho, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, serão dinamizadas atividades dirigidas às crianças, jovens e famílias, como forma de promoção da agricultura local. A 4 de Junho, domingo, às 11 horas, o Centro Cultural de Poceirão acolhe o seminário sobre a temática Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural, promovido pela ADREPES - Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, onde serão apresentadas as suas principais medidas sobre financiamentos o território. Segue-se um almoço comunitário para agricultores do concelho de Palmela, no Parque Mário Bento, na aldeia de Poceirão, com animação a cargo de artistas locais e o apoio do movimento associativo.
A instituição desta data está intimamente ligada à "profunda tradição rural do concelho de Palmela e enquadra-se no espírito da adesão do município ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana", explica a autarquia de Palmela à ADN.
Um documento "compromisso assente em princípios como a sustentabilidade territorial, a promoção dos ciclos de comercialização de produtos hortícolas do prado ao prato, a diminuição do desperdício alimentar, a promoção de hábitos de vida saudável, nomeadamente uma alimentação tendo por base a dieta mediterrânica e a valorização dos produtos sazonais e locais", refere a Câmara de Palmela.  
Ainda em Junho, o município de Palmela promoverá uma sessão de debate para aprofundar o trabalho em torno do Pacto de Milão e apresentar as principais linhas de ação.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários