Melhor praia da Europa é em Setúbal

Galapinhos já ostenta galardão de melhor praia na Europa

A praia de Galapinhos na Arrábida ostenta desde esta segunda-feira o galardão de melhor praia na Europa, entregue pelo CEO da European Best Destinations, Maximilien Lejuene, em cerimónia que decorreu no Forte de S. Filipe, em Setúbal. Esta é uma distinção que reforça o potencial turístico da Arrábida enquanto marca internacional, dado os activos particularmente fortes em termos de natureza e enoturismo. “A proximidade de Lisboa, que, no ano passado, registou 13,1 milhões de dormidas na hotelaria, recebeu 22,4 milhões de passageiros no aeroporto e 523 mil cruzeiristas, é uma grande vantagem para a promoção de Setúbal”, defendeu o representante da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Jorge Humberto. “Galapinhos é de uma beleza ímpar, é um diamante que deve continuar em bruto, enquanto vamos lapidando o que precisa de aperfeiçoamento e polindo as outras faces deste diamante setubalense que cada vez brilha mais”, afirmou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.
Praia dos Galampinhos seduziu milhões de europeus 

O galardão, atribuído através do portal European Best Destinations, integrado na European Consumers Choice, resulta da votação de 10 mil utilizadores daquela página da internet, oriundos de 136 países e que escolheram o areal sadino de entre 280 zonas balneares do continente europeu.
“A água límpida e transparente, a paisagem natural fantástica e inalterada, um ambiente paradisíaco e, principalmente, pessoas maravilhosas que acolhem os visitantes com extrema simpatia” foram as experiências que conduziram à maioria dos votos na Praia de Galapinhos, destacou o diretor executivo da European Best Destinations, Maximilien Lejeune.
O responsável pelo portal turístico garantiu que Galapinhos “está no coração de milhões de pessoas”, isto porque os votantes são turistas de todo o mundo e os respetivos votos expressam igualmente as experiências vividas nos locais que visitaram.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou que o reconhecimento europeu proveniente do galardão é a confirmação de que Galapinhos é “de uma beleza ímpar”.
A autarca salientou que a praia setubalense é um diamante em bruto, “que deve continuar em bruto”, necessitando apenas, acrescentou, que sejam lapidadas algumas faces para que fique perfeito.
Maria das Dores Meira realçou que galardões como o de Galapinhos são o resultado de anos de investimento na qualificação do concelho.
“Qualificação como a construção de novos equipamentos culturais e renovação de outros, qualificação da rede viária, com a criação de novas vias, reformulação de outras e embelezamento de muitas delas”, frisou. “Nunca poderíamos aspirar a ser um potencial destino turístico se não tivéssemos investido seriamente nestas infraestruturas, se não tivéssemos trabalhado para promover interna e externamente o nome de Setúbal, a sua gastronomia, as suas paisagens, as suas praias”.

Câmara apresenta investimentos em todas as praias do concelho 
A autarca destacou, ainda, o esforço feito no desenvolvimento de protocolos de delegação de competências, assinados em maio com a Agência Portuguesa de Ambiente e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que passaram para a Câmara Municipal a gestão das praias localizadas no território do concelho.
Acordos que, realçou, permitem investimentos municipais de mais de 3,6 milhões de euros nas zonas balneares de Setúbal.
A aposta da Câmara Municipal nesta área inclui a construção de um passadiço marítimo de ligação do Parque Urbano de Albarquel à Praia de Albarquel, a transformação em passeio pedonal do atual esporão da Praia da Figueirinha, a construção de um novo cais de apoio à náutica de recreio no Portinho da Arrábida e a melhoria da rampa de acesso utilizada pela náutica de recreio na Praia da Gávea.
Maria das Dores Meira abordou, igualmente, um dos problemas mais significativos das praias setubalenses, os acessos rodoviários e, em especial, o parqueamento automóvel “numa zona cujas condições naturais limitam, bastante, o estacionamento de elevado número de viaturas”, questão que, acrescentou, se agudizou com a maior notoriedade pública de Galapinhos.
A Câmara Municipal, afirmou a autarca, está a trabalhar junto da Infraestruturas de Portugal, responsável pela estrada de acesso às praias da Arrábida, para que sejam criadas melhores condições de acesso.
“E tudo temos feito para sensibilizar, quer a Infraestruturas de Portugal, quer as autoridades policiais, para a necessidade de ter naquela estrada, em particular no troço entre o Outão e o Portinho, um dispositivo de segurança que impeça o estacionamento abusivo e, assim, garanta a segurança de todos os que por ali circulam”, reforçou.
A autarquia tem concertado anualmente com a Infraestruturas de Portugal o esquema de circulação na estrada de acesso às praias da zona da Arrábida.“Só assim poderia ser, pois é aquela entidade a dona desta estrada onde a autarquia não tem qualquer autoridade”.
Maria das Dores Meira destacou, ainda, o esforço da autarquia no sentido de garantir, todos os anos, serviços de transportes públicos nos acessos às praias, bem como a reunião, já este ano, com a ministra da Administração Interna, para o reforço do dispositivo de segurança de maneira a garantir que a estrada que serve as praias da Arrábida é utilizada em segurança por todos os utentes.
A autarca lamentou, porém, não estar ao alcance da Câmara Municipal a alteração dos comportamentos menos corretos de utentes daquelas zonas balneares, de maneira a “adotarem as mais normais regras de civismo para que deixem de estacionar ilegalmente, impedindo a circulação de outros”, com risco acrescido caso se trate de veículos de emergência.

Proximidade a Lisboa benéfica para Setúbal 
Prémio foi entregue esta segunda-feira em  Setúbal 
A cerimónia de entrega do prémio de melhor praia da Europa a Galapinhos contou, também, com a presença de Jorge Humberto, representante da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, que assinalou a importância do galardão atribuído pelo European Best Destinations, “um sítio visitado por 4,2 milhões de pessoas por ano”.
O dirigente realçou que a presença da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa [que abrange a península de Setúbal], na cerimónia protocolar de Setúbal se deve ao facto de o prémio em causa potenciar a simbiose de uma região turística com grande impacte na economia do país.
“Lisboa teve em 2016 mais de 13 milhões de dormidas. Não vêm mais pessoas a Setúbal porque às vezes não sabem a maravilha que Setúbal é. E Setúbal é, de facto, uma maravilha”, observou.
Jorge Humberto reforçou, ainda, que a cidade sadina está a apenas 40 quilómetros de Lisboa, “escassos 30 a 45 minutos de deslocação, e Setúbal só tem a ganhar com esta proximidade”.
Para o responsável na Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, a distinção atribuída a Galapinhos representa“mais um passo importante na afirmação de Setúbal”.

Setúbal quer o melhor destino europeu em breve
O galardão entregue pelo European Best Destinations é uma peça em acrílico, com a particularidade de revelar um mosaico de fotografias tiradas por alguns dos milhares de visitantes que votaram no areal para melhor praia da Europa.
O portal European Best Destinations, que é parte integrante da plataforma European Consumers Choice, e que atribuiu este ano, pela primeira vez, o prémio de melhor praia da Europa, é a mesma entidade através da qual há três anos consecutivos tem vindo a eleger o Porto como melhor destino europeu.
“Agora o desafio que se nos coloca já é outro. É o de trabalharmos para que Setúbal possa receber a distinção de ‘Best European Destination’, atribuído desde 2009 e entregue à cidade do Porto em três edições diferentes, incluindo a de 2017. Será demasiada ambição nossa? Claro que não”, garantiu, em jeito de desafio, Maria das Dores Meira.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários