Marchas Populares de Setúbal desfilam a 10 de Junho

 “Setúbal passa na Avenida, ‘ah pois é’!”

A Casa da Cultura acolheu  a cerimónia de apresentação das Marchas de Populares de Setúbal, que este ano conta com sete colectividades a concurso a serem avaliadas por um júri presidido pelo actor João Ricardo. As marchas apresentam-se à cidade no próximo dia 10 de Junho, em desfile na Avenida Luísa Todi, mas só a 16 e 17 de Junho é que estarão sob o olhar atento daquele que foi protagonista da telenovela “Mar Salgado”, gravada na cidade, interpretando a personagem de Bento, vendedor de peixe no Mercado do Livramento. João Ricardo “criou uma relação muito particular com a cidade” e a personagem que interpretava protagonizou momentos únicos que “ficaram na lembrança dos setubalenses”, lembrou o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina, durante a apresentação. “Foi uma boa escolha, que vai corresponder, certamente, às expectativas do público”, justificou o autarca.
Marchas saem à rua pela primeira vez  no dia 10 de Junho 

João Ricardo aceitou “de imediato” o desafio de presidir ao júri do concurso setubalense, do qual fazem ainda parte Teresa Varela, em cenografia, Rita Vilhena, coreografia, Ana Sabino, figurino, Ester Correia, letra, e Marco Batista, música, organismo que avalia as coletividades a concurso em desfiles nos dias 16 e 17, às 22 horas, na Praça de Touros Carlos Relvas.
Antes, no dia 10, às 21h30, as marchas apresentam-se à cidade no tradicional desfile na Avenida Luísa Todi, no qual participam também quatro marchas extraconcurso, numa iniciativa de “forte tradição e expressão popular”, sublinhou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.
“As nossas marchas, passem os anos que passarem, mantêm a mesma vitalidade, a mesma alegria. Aqui, sente-se o verdadeiro pulsar da criatividade popular, sente-se o entusiasmo e a espontaneidade de que só as gentes de Setúbal são capazes”.
Apesar de a autarquia assumir, como sempre, o papel de organizadora, “na verdade, quem faz a festa são as coletividades e associações, que mobilizam milhares de pessoas na concretização de fatos e vestidos, de arcos e balões, de coreografias e músicas”.
A autarca destacou, igualmente, o reforço do apoio financeiro concedido pela Câmara de Setúbal às sete coletividades a concurso, no total de 87.500 euros, ou seja, 12.500 euros a cada uma, valor que “é para manter no próximo ano, mesmo que voltem a ser dez marchas a concorrer”.
Fora destas contas estão os apoios com os “inúmeros meios logísticos municipais que são colocados ao serviço das marchas e que, naturalmente, têm, também, custos”, embora se trate de um “investimento plenamente justificado”.

“Um espelho da criatividade popular”
Maria das Dores Meira realçou que as Marchas Populares são “um espelho da criatividade popular” e o resultado do “empenho organizativo de centenas de pessoas” que contribuem para “a participação ativa na vida da cidade” e para “o bem-estar comum”.
Já o vereador Pedro Pina salientou a “melhoria das condições para o público assistir ao evento” na Avenida Luísa Todi, com o reforço do número de bancadas e mais baias delimitadoras do percurso do desfile.
O autarca acentuou, igualmente, a realização de um espetáculo, a 15 de Julho, no Fórum Municipal Luísa Todi, “não apenas para entregar os prémios aos vencedores, mas também para consagrar todos os que participaram nas Marchas Populares 2017”.
Como é habitual, todas as coletividades a concurso, bem como a madrinha das madrinhas, que este ano é Maria Cordeiro, têm de cantar a Grande Marcha de Setúbal, este ano intitulada “Setúbal passa, ‘ah pois é’!”, com letra de Bruno Frazão e Natália Abreu e música de Artur Jordão.
“Foi uma aventura em que me meti com o Bruno Frazão. Eu tinha uma letra inacabada, o Bruno completou-a e entregou ao Artur Jordão para compor a música. E correu bem!”, contou Natália Abreu.

Os temas das sete marchas 
Participam nas Marchas Populares de Setúbal 2017 o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com o tema “O nosso Bairro, a nossa gente”, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, com “Setúbal, Baía Encantada”, e o Grupo Desportivo Fonte Nova, com “O Bairro de Troino tem os seus amores de verão que são iluminados nas noites de São João”.
A Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade apresenta “Gente do Rio”, enquanto o Grupo Desportivo Independente desfila com o tema “Setúbal respira, inspira e flui”.
A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense apresenta a concurso o tema “Em Azeitão há tradição” e o Núcleo Bicross de Setúbal inspira a marcha na temática “Já saiu…O Setubalense”.
Os desfiles contam ainda com as participações especiais, extraconcurso, da marcha da APPACDM de Setúbal, com “Fado: Tesouros do meu país”, e da marcha infantil do Jardim de Infância Aquário, que apresenta “Amar Setúbal”.
Igualmente extraconcurso, apresentam-se as marchas infantis do Núcleo Bicross de Setúbal, com “Ora vejam lá… as crianças no arraial popular”, e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com a temática “Perpétua de Azeitão”.
Em relação às marchas extraconcurso, Maria das Dores Meira deixou a indicação de que a autarquia está a ponderar uma alteração no regulamento para fazer face ao aumento do número de marchas a quererem participar.
“Torna-se cansativo para o público que pretende ver desfilar as marchas a concurso, mas também para as crianças que desfilam. Temos de arranjar uma solução, que pode ser, por exemplo, criar um evento noutro dia, à tarde, só para o desfile dessas marchas”.
As Marchas Populares de Setúbal 2017 são organizadas pela Câmara  de Setúbal com os apoios da Europrol e da Aplaudir. O evento começa no dia 10, às 21h30, com um desfile de apresentação na Avenida Luísa Todi, de entrada gratuita.
Seguem-se, nos dias 16 e 17, também às 22 horas, desfiles a concurso na Praça de Touros Carlos Relvas, com o júri a avaliar as marchas em cenografia, coreografia, figurino, letra e música. As entradas custam 2,5 euros para a geral, 3,5 para as cadeiras e 4 para os lugares de camarote. As crianças até 10 anos não pagam.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários