As maiores bandas portuguesas atuam em Setúbal

Xutos e Pontapés e Amor Electro vão animar Festival da Liberdade 

Os Xutos e Pontapés e os Amor Electro são as principais atrações do Festival Da Liberdade 2017 que terá lugar esta sexta e sábado no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.  O grupo Amor Electro estará em palco na noite de 16 de Junho e, no dia seguinte, são os Xutos e Pontapés a encerrar o certame no palco principal do Festival da Liberdade. Bezegol, Diogo Piçarra, Supernova e Capicua também estão entre os muitos grupos que vão mostrar-se nos três palcos do festival, no qual a Associação de Municípios da Região de Setúbal, espera ter cerca de 50 mil visitantes.
Amor Electro fecham primeira noite do Festival da Liberdade 

A música centra atenções no Festival Liberdade 2017, com entrada gratuita, certame que funciona como espaço de encontro do movimento associativo juvenil da região, numa organização da Associação de Municípios da Região de Setúbal, com apoio dos municípios integrantes.
O Festival Liberdade, criado com o objetivo de promover espaços de discussão, participação e interação do movimento juvenil, realiza-se anualmente num dos municípios da região. Setúbal acolhe pela primeira vez o evento, com base instalada no Parque Urbano de Albarquel.
O recinto conta com três palcos. O Palco Liberdade, o principal, recebe, em cada um dos dias do certame, três concertos. Esta sexta-feira abre com Bezegol, num espetáculo com início às 22 horas, a que se segue o jovem Diogo Piçarra, às 23 horas, e a banda sensação Amor Electro, à 00h30.
No dia seguinte, a 17, o Palco Liberdade volta a centrar atenções, desta vez com concertos pela banda setubalense Supernova, às 22 horas, e Capicua, às 23 horas. O Festival Liberdade marca também o regresso dos Xutos & Pontapés a Setúbal, que atuam naquele palco à 00h30.

Os outros palcos 
Além dos concertos principais, o programa oferece ainda um vasto leque de sonoridades durante os dois dias, nomeadamente no Palco Paz, dedicado à promoção de novos valores da música nacional e no qual atuam, entre outros, Melquiades, banda vencedora do Concurso de Música de Setúbal 2017.
A música está ainda no Palco Igualdade, que se assume como um espaço de ritmos mais alternativos, com músicos a solo, em banda ou em formato DJ, no qual cabem o rap, o hip-hop e o trip-hop, o drum’n’bass, o dance hall e a eletrónica, assim como ritmos latinos e africanos.
O Festival Liberdade é feito de outras formas e manifestações culturais, como a dança, o teatro e o cinema, artes partilhadas na Tenda Juventude e na Sala Teatro e Cinema, que fomentam uma maior proximidade com o público, com projetos emergentes e intimistas.
O desporto também assume lugar de destaque no certame, num espaço dedicado, com várias demonstrações desportivas, incluindo râguebi, street basket, ioga, zumba, pilates e capoeira, atividades radicais como escalada, slackline e skate e ainda desporto adaptado com boccia e basquetebol em cadeira de rodas.
O festival integra a iniciativa Arte em Liberdade, uma mostra patente, em particular, na zona na qual estão instaladas a Tenda Juventude e a Sala Teatro e Cinema, com dezenas de trabalhos de artistas da região de Setúbal nas vertentes de fotografia, desenho, pintura, gravura, ilustração, banda desenhada e escultura.
A animação de rua é uma constante durante os dois dias do evento, com música, teatro e artes circenses itinerantes a ser proporcionada por diversos conjuntos de percussão, tunas académicas e grupos de cantares alentejanos, assim como por diversas associações cénicas.
O festival, que apresenta uma mostra associativa com mais de três dezenas de stands dedicados à juventude, acolhe ainda, no dia 17, um encontro do movimento associativo juvenil, que inclui conversas dedicadas aos 70 anos do Dia Nacional de Juventude, assinalado a 28 de Março, e aos 55 do Dia Internacional do Estudante, a 24 de Março.
Rui Unas, que dinamiza o programa “Maluco Beleza”, é um dos destaques do programa e marca presença no Festival Liberdade para uma emissão especial, em direto, na qual faz uma apresentação dos diversos espetáculos musicais do evento e entrevista vários intervenientes do certame.
O recinto, que funciona no dia 16 das 17 às duas da madrugada e a 17 das 10 às duas da madrugada,  também se faz de comes e bebes, com o certame a oferecer uma oferta variada de tascas e tasquinhas, mais ou menos excêntricas, com gastronomia tradicional e mais inovadora.
O Festival Liberdade é um projeto assumido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, com o contributo dos 11 municípios integrantes, Alcácer do Sal, Almada, Alcochete, Barreiro, Palmela, Moita, Montijo, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Investimento de 200 mil euros 
Para o presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal, Rui Garcia, "o cartaz é muito bom, mas o mais importante é tudo o resto", porque o festival também é "um motor para dinamizar o movimento juvenil e para promover uma maior aproximação dos jovens aos municípios da Península de Setúbal".
O vereador da Cultura da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, congratulou-se com a escolha da cidade de Setúbal para a edição deste ano do festival e prometeu todo o apoio da autarquia sadina durante o evento, que classificou como "uma grande festa da juventude, da liberdade e da participação".
Segundo Jorge Martins, da organização, o orçamento da edição deste ano do Festival da Liberdade é idêntico ao de 2016, ou seja, cerca de "200 mil euros".
A primeira edição do Festival da Liberdade teve lugar no concelho da Moita (2014), a que seguiram outras duas, em Corroios, no Seixal (2015) e no Barreiro (2016).


Comentários