Setúbal tem associação para falar e esclarecer o autismo

Associação quer promover inclusão de pessoas com autismo 

A inclusão das crianças, jovens e adultos com autismo na comunidade é o principal objetivo da Inovar Autismo - Associação de Cidadania e Inclusão, que será oficialmente apresentada sábado, na Quinta de Alcube, em Setúbal. Formalmente constituída a 27 de Dezembro do ano passado, a nova associação pretende afirmar-se como um apoio de excelência no âmbito da habilitação e capacitação das pessoas com deficiência, ao longo do seu ciclo vida, de acordo com as suas necessidades e com as necessidades das famílias. Grupo de pais criou associação para tentar incluir os filhos na comunidade. Além de Setúbal, vão estar também no Alentejo, nos distritos de Évora, Beja e Portalegre. 
Novo associação quer aproximar as pessoas autistas da sociedade 


Segundo Ana Nogueira, presidente da Inovar Autismo, "a associação surgiu da iniciativa de um conjunto de pais que tinham como principal objetivo a inclusão dos filhos e que as associações no âmbito da deficiência não criassem respostas exclusivas para os seus filhos, mas que se preocupassem com a sua inclusão na comunidade".
"Ao contrário de outras instituições que dão respostas sociais típicas para pessoas com deficiência, a nova associação, que abrange, desde já, os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Portalegre, propõe-se encontrar respostas na comunidade onde as pessoas com autismo se inserem", disse à agência Lusa Ana Nogueira.
"Vamos falar com coletividades, grupos desportivos e outras entidades que possam ajudar neste processo de inclusão. Claro que será necessário um apoio técnico para essas crianças, jovens e adultos, bem como para as pessoas que os vão acompanhar nesse processo, que será assegurado por técnicos-mediadores, disponibilizados pela Inovar Autismo", acrescentou.
Ana Nogueira referiu ainda que a nova associação, com o lema `Sociedade para Todos’, de acordo com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, já apresentou uma candidatura para beneficiar de alguns apoios do Instituto Nacional de Reabilitação e que vai estar atenta a outras entidades, públicas e privadas, com programas de apoio para jovens com deficiência.
Como refere uma nota de imprensa da Inovar Autismo, o objetivo da associação "não passa por institucionalizar", mas pela inclusão, "com o devido apoio e em parceria com os demais agentes públicos e privados da comunidade".
"Esta visão implica também `abrir as portas à sociedade´, apostar em respostas arrojadas e inovadoras, em atividades e eventos para pessoas com e sem deficiência, evitando assim a segregação e promovendo a inclusão", acrescenta o documento.
A apresentação oficial da Inovar Autismo, que deverá contar com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, terá lugar pelas 18h30 do próximo sábado, na Quinta de Alcube, junto à Estrada do Alto nas Necessidades, em Azeitão, no concelho de Setúbal.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários