Romaria a cavalo volta a ligar Moita e Viana do Alentejo

Três mil pessoas na maior romaria a cavalo do país 

Centenas de romeiros, oriundos de vários pontos do país, vão voltar a cumprir a tradição e participar na Romaria a Cavalo que, todos os anos, liga Moita a Viana do Alentejo. A iniciativa, que decorre até domingo, é uma organização conjunta das câmaras municipais de Moita e de Viana do Alentejo, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e da Associação Equestre de Viana do Alentejo. A partida está marcada para a manhã desta quarta-feira após a bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, junto à Igreja Paroquial da Moita. O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito pela antiga Canada Real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, através de quintas e caminhos de terra batida, seguindo o carro-andor que transporta a imagem da Nª Srª da Boa Viagem, padroeira da Moita. Os romeiros vão pernoitar nas localidades de Poceirão, Casebres, Alcáçovas e junto ao Santuário de Nª Srª. de Aires. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, acontece por volta das 17h30h, no dia 29 de Abril. Nesta edição do certame são esperados cerca de mil cavalos e três mil romeiros.

Três mil romeiros vão atravessar a antiga Canada real 

“Vamos ter a participação de centenas de romeiros”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, explicando que, tanto na chegada, na vila alentejana, como na partida, na Moita, são esperadas “milhares de pessoas” para assistirem. Segundo o autarca, o evento, que vai na 17.ª edição, conta, “cada vez, com mais gente a assistir e a participar”, o que demonstra “o sucesso que tem sido alcançado”.“E o nosso objectivo principal é fazer com que a romaria deste ano seja melhor do que a do ano anterior, é o que pretendemos sempre”, acrescentou.
Na edição deste ano, os participantes vão partir de Moita, na quarta-feira, transportando, como é habitual, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se vai juntar à imagem de Nossa Senhora d’Aires, à chegada dos romeiros a Viana do Alentejo, prevista para sábado, ao final da tarde. O percurso que vai ligar os dois concelhos, em quatro dias, tem cerca de 150 quilómetros e vai conduzir os participantes pela antiga canada real, mais conhecida como “Estrada dos Espanhóis”, explicou a câmara alentejana. Após percorrerem caminhos de terra batida, os romeiros vão ser recebidos em ambiente de festa em Viana do Alentejo, onde, este ano, até foi pintado um mural alusivo à iniciativa, fruto de uma ideia do artista Manuel Rafael, executada com o apoio do município.

O regresso da Romaria no início do século 
“A Romaria tem esta raiz religiosa e durante algumas décadas deixou de se efetuar. Regressou em 2000 e tem vindo a crescer de ano para ano. Para além do cariz religioso tem também uma vertente turística. São já centenas de cavaleiros, mais de um milhar de pessoas que se envolvem e muitos milhares que assistem ao percurso”, disse Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita.
O autarca referiu que espera que a romaria seja “um grande cartaz turístico das duas regiões”, salientando que é um “espetáculo muito bonito ao longo de cerca de 150 quilómetros”.
Retomada após um interregno de mais de 70 anos, a iniciativa recupera uma antiga tradição de caráter religioso existente na vila da Moita, que fazia deslocar os lavradores, com os seus animais, ao santuário existente em Viana do Alentejo, no distrito de Évora.
Os romeiros pretendiam que os animais fossem benzidos durante uma procissão em honra de Nossa Senhora D’Aires, padroeira dos animais, e pediam protecção e boas colheitas.

Raquel Tavares anima romeiros na chegada a Viana 
Romaria tem atraido cada vez mais turistas ao evento 
Bernardino Bengalinha Pinto indicou que, no sábado à tarde, vai haver animação de rua, em vários pontos da vila, para dar as “boas-vindas” aos romeiros e, à noite, na Tenda Tradições, junto do santuário, vão ter lugar um espetáculo do grupo Sangre Ibérico, baile e a atuação de uma dupla de DJ. Para domingo, continuou, estão previstas atuações de cante alentejano, um espetáculo de fado com Raquel Tavares e, novamente, baile e DJ.
A vertente religiosa do evento decorre no dia e na noite da chegada e na manhã de domingo, incluindo procissões e missa campal. Não obstante o carácter religioso do evento, a Romaria a Cavalo “assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica, que privilegia o convívio entre os participantes”, de acordo com a câmara de Viana do Alentejo.

Comentários