Orçamento participado arranca hoje em Pinhal Novo

Palmela vai recolher propostas de intervenção, sugestões e preocupações

A primeira fase do processo de participação cidadã “Eu Participo!” 2017 começa este mês de Abril com cinco reuniões descentralizadas nas freguesias do concelho de Palmela, entre os dias 6 e 12, sempre às 21 horas, com organização da Câmara de Palmela. Pinhal Novo recebe a primeira reunião, esta noite. O debate entre autarcas e munícipes passa ainda por Poceirão, Águas de Moura, Palmela e termina em Quinta do Anjo. Recorde-se que no entender do município palmelense “estas reuniões constituem-se como momentos privilegiados de contacto com as populações e de gestão pública participada”. 
População de Pinhal Novo vai apresentar propostas à autarquia 

A primeira reunião, esta quinta-feira à noite, terá lugar na Junta de Freguesia de Pinhal Novo. Depois, a 7, é no Centro Cultural de Poceirão; dia 10 no Espaço Multiusos de Águas de Moura; dia 11 na Biblioteca Municipal de Palmela e termina na Junta de Freguesia de Quinta do Anjo a 12 de Abril.
Será este “o momento de recolha das propostas de intervenção para o próximo ciclo de trabalho, bem como de outras sugestões e preocupações. O Município procede, depois, à análise destas propostas e promove uma nova ronda de encontros públicos para debate e hierarquização – a decorrer após a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos – que contribuirá para a definição das Grandes Opções do Plano 2018-2021”, diz a Câmara de Palmela em comunicado.
Este processo de orçamento participado, “pioneiro em Portugal”, promove a educação para a cidadania e o interesse crescente da população na vida do concelho, envolvendo-a na gestão do território. A Câmara de Palmela  também já integrou nas Grandes Opções do Plano 2017-2020 doze propostas de intervenção, no valor global de cerca de 753 mil euros.
O asfaltamento da Rua 5 de Outubro no Bairro Pinheiro Grande (troço 2), a Azinhaga Mata Mouros em Brejos do Assa (2.ª fase), o abastecimento de água ao Bairro José Valente, em Quinta do Anjo, a repavimentação de ruas na urbanização Nova Alcaide e no Bairro das Pegarias, a pavimentação das ruas da Escola/Estrada do Gado, em Olhos de Água (troço 1), Joaquim Maria Branco, em Pinhal Novo, Joaquim Gomes Romão (troço 1), em Poceirão, Constantino Loureiro (1.ª fase), em Poceirão, 5 de Outubro (troço norte), em Cajados, Rua das Laranjeiras, em Quinta do Anjo, e de mais um troço da EM 533, em Lagameças, são as propostas já incluídas que resultam da discussão pública e da participação dos munícipes. 
O preenchimento e entrega de inquéritos decorrem entre 6 de Abril e 15 de Maio, presencialmente nas Juntas de Freguesia do concelho e nos Balcões de Atendimento da Câmara de Palmela ou, por via digital, no site oficial da Câmara de Palmela.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários