Luís Sénica recebeu medalha de mérito em Sesimbra

Secretaria de Estado da Juventude e Desporto distingue treinador campeão europeu 

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto afirmou em Sesimbra que a atribuição da medalha de mérito desportivo ao selecionador nacional de hóquei em patins, Luís Sénica, é "uma das boas razões para se falar de desporto". O Secretário de Estado da Juventude e Desporto afirmou em Sesimbra que a atribuição da medalha de mérito desportivo ao selecionador nacional de hóquei em patins, Luís Sénica, é "uma das boas razões para se falar de desporto". "Hoje estamos aqui a homenagear o que verdadeiramente interessa no desporto. Nos últimos dias - como têm acompanhado todos - temos falado de desporto não pelas melhores razões", disse João Paulo Rebelo. Luís Sénica, selecionador nacional de hóquei em patins, conduziu a equipa portuguesa à vitória no campeonato da Europa 2016, que se realizou em Oliveira de Azeméis. O título, que fugia a Portugal há 18 anos, foi conquistado com uma vitória sobre a Itália por 6-2.

Treinador levou Portugal a conquistar o europeu da modalidade 

Sobre Luis Sénica, o governante diz que "o que vai ser motivo de recordação vai ser o seu exemplo". "Estamos a reconhecer e a valorizar o exemplo de alguém que se distinguiu no desporto, que se distingue e, garantidamente, se continuará a distinguir, servindo de exemplo não só para os mais jovens, mas para todos nós", disse aos jornalistas o secretário de Estado, que presidiu à cerimónia de homenagem ao selecionador nacional de hóquei em patins, no Auditório Conde Ferreira, em Sesimbra.
Entre os muitos títulos que conquistou nas seleções, Luís Sénica foi campeão europeu da modalidade em 2016, em Oliveira de Azeméis, vice-campeão da Europa em 2008 e medalha de bronze no campeonato do mundo de 2009, ano em que conseguiu conquistar a Taça das Nações da modalidade.
Ao serviço do Benfica, Luís Sénica também se sagrou campeão europeu em 2013, além de ter conquistado um título nacional, duas Supertaças e uma Taça de Portugal.
Na homenagem, que contou com presença do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e do presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Fernando Claro, o homenageado Luís Sénica lembrou que se iniciou no hóquei em patins no Grupo Desportivo de Sesimbra, com a construção de um pavilhão desportivo na vila.

Um percurso que começou em Sesimbra 
"Neste momento permitam-se quatro palavras: gratidão, para a milha família e todos os que me têm acompanhado ao longo destes anos; paixão, pelo hóquei em patins; motivação, para continuar porque o sonho continua; e humildade, para nunca deixar de perceber que nada se conquista sem os atletas e sem um sentimento de pertença e compromisso de todos os outros, porque ganhar é também percorrer um caminho de fé", referiu de forma emotiva e em jeito de agradecimento, o treinador sesimbrense que garantiu, no verão passado, o titulo de campeão europeu de hóquei em patins. 
"Tenho muito orgulho em dizer que, em 1974, quando começámos com o hóquei em Sesimbra, não tínhamos referências. Começa-se com o hóquei porque há a construção, o sonho de um pavilhão numa vila piscatória, longe de tudo. Há quarenta e muitos anos era difícil chegar a Lisboa, a 30 quilómetros. E esse pavilhão transformou as nossas vidas", recordou Luís Sénica.
"Lembro-me que o primeiro contacto que tive foi com uma grande figura do hóquei, o saudoso Raio, um ícone da nossa modalidade que veio a Sesimbra para nos estimular. Ainda hoje tenho isso como exemplo. Acho que temos de ir aos sítios, motivar as crianças, temos de fazer aquilo que nos fizeram a nós de positivo", acrescentou o homenageado.
Apesar de já ter muitas conquistas na modalidade, Luís Sénica deixou claro que o mais importante é o que ainda está para vir, a começar pela participação da seleção portuguesa na Taça das Nações de hóquei em patins, na cidade de Montreux, na Suíça, e afirmou-se confiante no futuro da seleção nacional de hóquei em patins.

Sesimbra entrega Medalha de Honra do Concelho a 4 de Maio 
Quem também expressou gratidão pelo percurso de Luís Sénica foi a vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa. "É um cidadão de excelência, um embaixador de Sesimbra e um exemplo para todos. Um verdadeiro timoneiro. Oxalá os seus passos possam ser seguidos por muitos jovens", afirmou a autarca.
O mérito do treinador foi ainda enaltecido pelo presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Fernando Claro, ao afirmar que "é inteligente, líder e grande condutor de homens".
Relembre-se que a Câmara de Sesimbra vai entregar a Luís Sénica a Medalha de Honra do Concelho no dia 4 de Maio. Antes, o treinador campeão europeu foi distinguido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de comendador da Ordem do Mérito, tal como todos os elementos da Seleção portuguesa de hóquei em patins.
Na cerimónia usou também da palavra o presidente do Grupo Desportivo de Sesimbra, Sebastião Patrício. "A escolha de Sesimbra para esta cerimónia é uma honra para todos nós, porque sabemos reconhecer os nossos e, neste caso particular, o homem que para além de ter conduzido Portugal a diversos títulos, também se destaca pela humanidade e disponibilidade", referiu o dirigente do clube do "coração" do treinador português.

Agência de Notícias 

Comentários