Escola da Aldeia Grande ganha nova vida em Setúbal

Antiga escola primária é agora "um imenso espaço de partilha comum" 

Cidadania, participação e convívio fazem novamente parte do quotidiano da antiga Escola Primária da Aldeia Grande, em Setúbal, instalações que foram cedidas pela Câmara de Setúbal a moradores locais e a um agrupamento de escuteiros para um novo uso partilhado. “Graças a esta conjugação de esforços das instituições e dos moradores, a Aldeia Grande pode contar agora com um espaço no qual se desenvolverá, com melhor qualidade, a cidadania, a participação e o convívio”, exaltou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Antiga escola primaria está ao serviço da comunidade 


O ambiente de festa marcou a assinatura do protocolo de cedência do antigo estabelecimento de ensino, que está agora ao serviço da Associação de Moradores da Aldeia Grande e do Agrupamento 484 – Nossa Senhora da Anunciada, do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.
As instalações são cedidas a título de empréstimo, gratuito, pelo prazo de seis anos, podendo ser prorrogado por períodos sucessivos de igual duração, com a associação de moradores a ficar com o edifício principal da escola primária para o desenvolvimento da sua atividade, em que se inclui um centro comunitário.
Já ao Agrupamento 484 – Nossa Senhora da Anunciada, do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, é cedido o monobloco climatizado que foi instalado naquele espaço pela Câmara Municipal de Setúbal, enquanto as instalações sanitárias, o alpendre e o logradouro são de uso partilhado.
“O novo uso da velha escola honra o passado. Creio que todos os que por aqui passaram se podem sentir orgulhosos de ter agora, no velho pátio de brincadeiras, um pátio de cidadania, de cooperação e de criação de brincadeiras”, salientou Maria das Dores Meira.
Mais do que assinaturas num papel, a autarca destacou que a verdadeira essência do acordo tripartido firmado no sábado assenta no “compromisso entre pessoas e instituições em prol de quotidiano mais qualificado para todos”, não só moradores, mas também aqueles que visitam a Aldeia Grande.
Um desfecho repleto de cidadania que juntou a Câmara Municipal de Setúbal, que cedeu as instalações, e a União das Freguesias de Setúbal, que realizou um conjunto de beneficiações naquele espaço. “Um trabalho de equipa que nos esforçamos diariamente por estimular”, reforçou Maria das Dores Meira.

Devolvemos um espaço com melhores condições à população
O sentimento de dever cumprido foi partilhado pelo presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas. “Fizemos história. Devolvemos um espaço com melhores condições à população, depois de realizadas as intervenções possíveis e fundamentais para o funcionamento”.
Para a provedora da Associação de Moradores da Aldeia Grande, Maria de Fátima Ferreira, o usufruto da antiga escola primária constituiu “a realização de um sonho de alguns anos”, só possível de concretizar graças “às muitas ajudas da autarquia e da junta de freguesia”.
Já o presidente da Associação de Moradores da Aldeia Grande, Carlos Portela, agradeceu a oportunidade concedida. “Somos uma comunidade que preserva a ideia de vizinhança e, por isso, este espaço vai estar ao uso da população e de todos os que nos queiram visitar”.
A chefe regional do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, Ana Maria Chagas, sublinhou que a concretização deste protocolo é “a prova de que a missão o Corpo Nacional de Escutas está a ser cumprida” e um sinal de que a entidade “tem um papel ativo na comunidade”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários