Amora vai ter novo quartel de Bombeiros

Governo aprova Candidatura para construção de novo quartel dos bombeiros 

A Câmara do Seixal anunciou esta quarta-feira que foi aprovada uma candidatura para a construção do novo quartel dos bombeiros da Amora, referindo que o actual espaço “não reúne as condições necessárias” para a corporação. “Após diversas acções de reivindicação, junto da tutela, por parte das autarquias do concelho do Seixal, da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora  e da população para a construção urgente deste equipamento, o quartel vai ser uma realidade”, refere a autarquia em comunicado. 
Atual quartel de bombeiros da Amora  não tem condições físicas 

A autarquia explica que a candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos para a construção do quartel da associação foi agora aprovada.
“A associação está instalada numa sede provisória, numa antiga fábrica devoluta, que não reúne as condições necessárias para que os 73 operacionais da corporação possam socorrer os cerca de 50 mil habitantes da sua freguesia, uma das maiores freguesias do país”, acrescenta a autarquia do Seixal.
No documento, é referido que a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora paga 2850 euros pela renda mensal do actual espaço.
“Há humidade, frio, goteiras e infiltrações. As instalações não têm espaço coberto para as viaturas, serviços operacionais, logísticos e administrativos”, sublinha o comunicado
A autarquia cedeu o terreno de sete mil m2 e apoiou o financiamento dos projectos de execução e o processo de candidatura.
“A construção do quartel tem um investimento previsto na ordem de um milhão de euros, sendo que os fundos europeus poderão apoiar cerca de 600 mil euros e o restante será assegurado pela autarquia”, disse Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal.
O novo edifício do corpo de bombeiros de Amora será organizado em dois blocos, um central, onde se agregam as áreas de comando, gestão, administração emergências e alojamento, e outro transversal a este, destinado ao aparcamento de viaturas, oficinas e arrumos.

Agência de Notícias com Câmara do Seixal

Comentários