Setúbal recebe Alegro meia maratona em Maio

Último fim de semana de Maio reservado para a maior corrida da cidade 

Maio ainda está longe, mas quando se fala de corridas temos que ser rápidos até nas inscrições. No último fim de semana de Maio estão marcados vários eventos em Setúbal com uma Meia Maratona mas também uma corrida para os miúdos. O ano passado a Alegro Meia Maratona de Setúbal e a Corrida das famílias teve mais de mil participantes. Este ano há várias corridas. A prova principal,  realiza-se a 21 de Maio. O evento inclui ainda, no mesmo dia, a Corrida das Famílias, com um percurso de 5,5 quilómetros, e, a 20 de Maio, a Corrida Miúdos Alegro, dedicada aos mais novos.

Zona ribeirinha recebe Alegro Meia Maratona de Setúbal 

Para a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, presente na cerimónia de apresentação do evento realizada dia 14, no centro comercial, a cidade vai, durante dois dias, “viver uma grande festa” com centenas de atletas e populares a participarem numa iniciativa em que o desporto se funde com o lazer e a animação.
A autarca confessa “grande alegria” pela realização da Alegro Meia Maratona de Setúbal, evento com quase três décadas de história, mas que foi catapultado “para um novo patamar” há três anos, com o início da parceria entre a autarquia e o Centro Comercial Alegro Setúbal.
Maria das Dores Meira salientou ainda a importância desta iniciativa para dar continuidade à projeção alcançada pelo concelho, no ano passado, com Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.
“Queremos continuar a projetar Setúbal através do desporto. Em 2016, houve eventos de nível nacional e internacional que colocaram Setúbal no mapa. Por isso, o patamar é muito elevado. Mas vamos dar continuidade a esse trabalho”.
Também o vereador do Desporto, Pedro Pina, sublinhou o “desafio extraordinário” que tem sido a parceria com o Alegro Setúbal, a qual levou a que logo no primeiro ano, em 2015, a prova tenha recebido a certificação de três estrelas da European Athletics.
“O nosso objetivo é lutar pelas cinco estrelas e trabalhamos para isso todos os dias. Esta prova reúne todos os predicados e é uma experiência única correr com o rio Sado e com a Serra da Arrábida como pano de fundo”.

As novidades de 2017 
No sentido de melhorar cada vez mais a qualidade do evento e adaptá-lo às novas dinâmicas da cidade, mas também às necessidades dos atletas, nas últimas edições têm-se registado alterações ao formato original do evento e este ano não é exceção.
Na edição 2017, a organização aposta na mudança do horário da partida da Alegro Meia Maratona de Setúbal e da Corrida das Famílias das 9h30 para as 10 horas.
“O objetivo é proporcionar uma manhã agradável e de festa a todos. Por isso, queremos que as pessoas que são de fora de Setúbal venham com calma. Ouvimos as opiniões dos atletas e esta alteração no horário traz mais conforto a todos”, justificou o diretor-geral da HMS Sports, Hugo Sousa.
Outra novidade é a existência de abastecimento sólido também aos 15 quilómetros, na meia maratona, além do habitual existente na meta, e a instalação de casas de banho de cinco em cinco quilómetros, ao longo do percurso.
De salientar, igualmente, que a entrega dos kits de atleta aos participantes começa mais cedo este ano, na quinta-feira, dia 18, passando a ser feita em quatro dias, ao invés dos três anteriores.
“As pessoas ficam com mais tempo para recolher os kits, mas é também uma forma de trazer mais gente a Setúbal com uma certa antecipação”, referiu o diretor-geral da Immochan, Mário Costa.
O responsável, que confessa “grande orgulho” nos resultados da parceria com a Câmara de Setúbal, vincou a importância que o evento dá não apenas à vertente competitiva, mas também ao “desenvolvimento de um espírito saudável e de equipa, sobretudo entre as crianças”.
Por isso, desde o primeiro ano em que a prova se realiza através desta parceria, foi implementada a Corrida Miúdos Alegro, destinada a crianças dos 5 aos 13 anos.
“É importante que as crianças sejam uma parte ativa neste evento e, por isso, o dia 20 é dedicado a elas. O objetivo é promover a prática da atividade física e a adoção de um estilo de vida saudável”.
De salientar ainda que na edição 2017 a Alegro Meia Maratona de Setúbal associou-se a algumas unidades hoteleiras, que prepararam pacotes especiais para o fim de semana de 21 e 22 de maio para que os participantes“conheçam melhor a cidade e aproveitem melhor a prova”, indicou Maria das Dores Meira. “Setúbal tem cada vez mais alojamento local e restaurantes, paisagens e gastronomia fantásticas. Venham que não vão arrepender-se.”
Os pacotes de alojamento destinam-se apenas aos inscritos na Alegro Meia Maratona de Setúbal, que, no momento da reserva, devem indicar o número do dorsal.

Isabel Silva e Tiago Teotónio Pereira são os padrinhos da corrida 
Evento foi apresentado na semana passada em Setúbal 
A Alegro Meia Maratona de Setúbal vai ter a participação de dois atletas especiais. Isabel Silva, apresentadora de televisão, e Tiago Teotónio Pereira, ator, o célebre Messias da telenovela Mar Salgado, gravada em Setúbal, são os padrinhos do evento e vão correr os 21 quilómetros.
“Adoro Setúbal, o choco frito e a praia de Galapinhos. Adoro a Arrábida, mas só a conheço através de passeios de carro. Este ano vou conhecê-la a correr e estou muito entusiasmada”, referiu Isabel Silva, que marcou presença na apresentação do evento.
A apresentadora garante que vai preparar-se a sério para a prova, mas acredita também que o importante “é a celebração da prática desportiva”.
A madrinha apela à participação de todos, seja a andar, a correr ou, ainda, a apoiar nas ruas ao longo do percurso, porque “é muito importante dar ânimo aos atletas”.
O outro padrinho, Tiago Teotónio Pereira, não esteve presente na apresentação do evento por motivos profissionais, mas enviou uma mensagem em vídeo em que garante que está “muito feliz” com a participação no evento.
“Quero muito fazer esta prova que passa na bela Serra da Arrábida e vou tentar, pelo menos, acompanhar a Isabel Silva nos primeiros cinco quilómetros”, disse, em tom de brincadeira.
A Alegro Meia Maratona de Setúbal, com início no túnel do Centro Comercial Alegro, às 10h00, e passagens pela frente ribeirinha e Serra da Arrábida, tem meta instalada no Largo José Afonso.
A prova integra uma meta-volante, ao quilómetro dez, com prémios para o primeiro homem e a primeira mulher a passarem por este local.
A par da vertente competitiva, e com partida à mesma hora, o evento propõe a Corrida das Famílias, iniciativa de caráter popular, num trajeto com 5,5 quilómetros, entre o centro comercial e o Largo José Afonso.
As inscrições, a decorrer, podem ser feitas a partir da página oficial da prova, em www.alegromeiamaratonadesetubal.pt, com preços variados.
Para a prova principal da Alegro Meia Maratona de Setúbal 2017 o valor é de 12 euros se forem realizadas até 31 de Março e 13 euros de 1 de Abril a 13 de Maio. O valor passa a 14 euros para as inscrições entre 14 e 21 de maio.
Já para a Corrida das Famílias, feita a vários ritmos e que proporciona momentos desportivos com recreação, as inscrições custam sete euros até 31 de Março, oito euros de 1 de Abril a 13 de Maio e dez euros de 14 a 21 de Maio.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários