Palmela dedica fim de semana ao Borrego

Borrego é novidade nos Fins de Semana Gastronómicos de Palmela

Doze restaurantes do concelho de Palmela estão a participar nos Fins-de-Semana Gastronómicos do mês de Março, em que o borrego vai fazer parte das ementas de restauração. Trata-se de uma novidade no calendário anual de Fins de Semana Gastronómicos, que decorre até 12 de Março, marcando um momento do ano em que o borrego se apresenta como uma proposta gastronómica tradicional, numa região onde existem muitos rebanhos. "Durante os Fins de Semana Gastronómicos do Borrego, os clientes dos estabelecimentos de restauração e bebidas aderentes terão oportunidade de degustar os pratos mais tradicionais, assim como algumas propostas inovadoras", conta a Câmara de Palmela. 
12 restaurantes do concelho com os melhores pratos de borrego

O programa “Palmela: Experiências com Sabor!” vai integrar, pela primeira vez, o borrego, nos Fins-de-Semana Gastronómicos do mês de Março. A iniciativa é promovida pela Câmara de Palmela e pela Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul, em parceria com os doze restaurantes aderentes. Os Fins de Semana Gastronómicos, arrancaram no fim de semana passado e prolonga-se até 12 de Março.
De acordo com o vereador do turismo da Câmara de Palmela, a gastronomia “é uma das fortes componentes do turismo” e a autarquia irá “continuar a promover a iniciativa Experiências com Sabor, onde damos destaque à nossa gastronomia sendo que o borrego é uma das iguarias muito presente nas ementas dos nossos restaurantes”.
Luís Calha, relembra que Palmela continua a “registar um crescimento acentuado, mais de 31 por cento, na vertente turística, com os Fins-de-Semana Gastronómicos a aumentarem o número de clientes nos estabelecimentos de restauração e bebidas aderentes para degustar os pratos mais tradicionais, assim como algumas propostas inovadoras”.
Os restaurantes aderentes espalham-se pelas freguesias do concelho, onde oferecem pratos inovadores. Sempre com o borrego "como rei" da gastronomia local por estes dias. Há pratos de guisado, caldeirada ou ensopado. Os clientes ainda podem saborear o borrego assado no forno com batata, a perninha de borrego assada com alecrim, com puré de batata-doce e grelos salteados ou o borreguinho de azeite sobre grelos salteados e batatinhas assadas. 
Mas se o borrego é o prato principal, também as entradas e as sobremesas apostam em produtos regionais concebidos à base de requeijão, queijo de Azeitão, manteiga de ovelha e os saborosos gelados de moscatel, são desafios para os paladares mais exigentes.
Consulte aqui as ementas dos restaurantes que aderiram à iniciativa

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários