Queijo, Pão e Vinho na mesa em Quinta do Anjo

Muito queijo, pão e vinho na mostra do mundo rural em Palmela

A localidade de São Gonçalo, na freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela, recebe até domingo, a 23.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho onde, ao longo de três dias, irão estar presentes cerca de meia centena de produtores para dar a conhecer, e a provar, os sabores da região. Além do queijo de ovelha (com destaque para o afamado Queijo de Azeitão), dos vinhos da Península de Setúbal e do pão tradicional, o Festival é palco privilegiado para a fruta, os licores, as compotas, a doçaria, o mel e outras riquezas da gastronomia regional. Trata-se, de acordo com a autarquia, de "um programa de animação diversificado, com música, desporto, corrida de ovelhas e muitas oportunidades para conviver de perto com o mundo rural". Uma iniciativa a não perder, "para momentos especiais, em família". Em simultâneo, decorrem os Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha, no âmbito do programa “Palmela, Experiências com Sabor!”.
Festival decorre até este domingo, 2 de Abril 

Os melhores sabores da Arrábida promovem-se em São Gonçalo, na freguesia de Quinta do Anjo, até domingo. As portas abriram esta sexta-feira à tarde e atraíram uma pequena multidão que não quiseram perder pitada do melhor queijo de Azeitão (e outros queijos de ovelha), do pão regional, dos vinhos da Península de Setúbal, da gastronomia e da doçaria tradicional.
A organização teve a "benção" de São Pedro e espera mais de 16 mil pessoas. À ADN, Luís Pinto, que chegou de Sesimbra, explica que o Festival do Queijo, Pão e Vinho "já faz parte dos melhores roteiros gastronómicos da região". E não veio sozinho. "Este ano consegui trazer um grupo de amigos da região de Aveiro e, numa primeira análise, estão deliciados e impressionados, pela qualidade dos produtos da nossa região".
Luís, e os amigos de Aveiro ficaram a "provar" um tinto Costa Matos e, mais à frente, Mariana e Adriana - duas irmãs da região de Almada - perdiam-se de olhares pelo Doce da Bina [recentemente distinguida nos Great Taste Awards 2016 pela qualidade dos seus doces]. "É um festival de coisas boas, de muita variedade também", disseram. "Para já estamos rendidas aos sabores e às criações destes doces de Palmela", exaltaram as visitantes do primeiro dia do certame que deixaram, ainda assim, um reparo. "Falta mais zonas de descanso e mais barracas de comida e de prova".
A  23ª edição do Festival Queijo Pão e Vinho, oferece um programa repleto de actividades, com espaços de gastronomia, demonstrações equestres, momentos musicais, actuações de grupos de ginástica, ateliês para as crianças e ainda passeios pedestres e de BTT, numa fusão entre a ruralidade e a inovação. Não faltarão também os doces, a fruta, as compotas, o mel e os licores, num total de quase meia centena de expositores.
Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela não tem dúvidas de que o certame é uma mostra dos "produtos de excelência" do concelho de Palmela. "Este festival é uma aposta que vale a pena e as várias parcerias tornam o programa atrativo e apetecível", sublinha, acrescentando que a "gastronomia e o enoturismo são, hoje em dia, veias de desenvolvimento dos territórios que os promovem".
De acordo com Álvaro Amaro, esta é "uma forma de atrair  visitantes ao concelho para redescobrirem estes valores que aqui temos que também fazem parte do nosso património".
     Mostra dos produtos de excelência do concelho
A organização cabe à ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, em articulação com a Câmara de Palmela, que conta atrair 16 mil visitantes, entre nacionais e estrangeiros.
O autarca destaca da programação "as corridas e tosquias das ovelhas, momentos que fascinam as famílias da região e de outros pontos do País que visitam um festival único, com produtos de excelência, para tomar contato com o que de melhor temos em termos de atividades tradicionais". 
"O Festival Queijo, Pão e Vinho promete ser um encontro de amigos, vizinhos e acima de tudo uma forma de as famílias passaram um tempo agradável, brindando e degustando os produtos típicos da região", sublinhou o presidente da Câmara de Palmela, em declarações à PopularFM e à ADN.
    Álvaro Amaro fala das principais expectativas do Festival deste ano                                                                                                                              
Para o responsável pela pasta do Turismo da Câmara de Palmela, Luís Miguel Calha, o Festival do Queijo, Pão e Vinho é uma “excelente oportunidade para os produtores da freguesia e da região mostrarem os produtos de excelência que vão produzindo nos seus espaços”. Segundo o autarca, o certame, além do promover os produtos, contribui para que as tradições da freguesia não se percam com o desenrolar dos anos.
"Trata-se de um festival de paixão pelos excelentes produtos de qualidade que temos e um certame vivido com grande intensidade pelos produtores, que tem um grande orgulho neste evento", garante o vereador. A trilogia pão, queijo e vinho "significa por si só um forte motivo de atração ao território", diz Luís Miguel Calha que garantiu ainda à PopularFM  e à ADN que "a maioria dos visitantes do festival chegam da zona de Lisboa".
  Luís Miguel Calha diz que este é "um festival de paixões" 
As portas do certame abriram esta sexta-feira. No primeiro dia do evento, o destaque foi para uma actuação de tributo ao Cante Alentejano, da responsabilidade do grupo coral ModAlentejo, Mas as atenções estiveram voltadas para o picadeiro, com demonstrações equestres da Escola de Equitação “Quinta dos Barreiros”.
A programação segue no dia 1 de Abril, sábado, com mais demonstrações equestres e tertúlias no auditório com os vários agentes económicos locais. Numa tentativa de “abranger todos os públicos, incluindo as crianças, criámos várias iniciativas para as famílias passarem o dia inteiro no recinto”, explicou Francisco Macheta, membro da organização. Nesse sentido, o programa dá a oportunidade aos mais novos de contactar com os animais, assistir a demonstrações de tosquia e a corridas de ovelhas, no Ovinódromo, um dos pontos mais altos do festival.
"Trata-se de uma corrida única no país e que, desde o início, foi um sucesso imediato", diz Francisco Macheta. A famosa  corrida acontece na tarde de sábado e domingo, às 17h30, e "pára por alguns minutos" a animação do Queijo, Pão e Vinho.
 Francisco Macheta fala da corrida das ovelhas
As crianças podem participar no espaço de animação “Ponho as mãos a mexer… para aprender”, dinamizado pelo Centro Social de Quinta do Anjo, ateliês de produção de queijo de ovelha, no Museu do Ovelheiro, “para perceberem que o leite não vem dos pacotes” e actividades promovidas pelos escuteiros do Agrupamento 504 de Quinta do Anjo do Corpo Nacional de Escutas, que estará acampado no recinto durante todo o fim de semana.
No dia 2 de Abril, domingo, a manhã começa com um passeio de BTT, às 10 horas, estando a tarde reservada às actuações dos grupos de ginástica, como a Academia de Unik Gymdance. Ao final da tarde será conhecido o vencedor do primeiro concurso de queijo de Azeitão DOP, inserido no festival.
Na área da restauração, são várias as propostas de gastronomia regional. Uma das novidades deste ano é a realização do Concurso de Queijo de Azeitão DOP, com entrega de prémios ao final da tarde de domingo.

Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de ovelha até dia 24 
A par do Festival, e até 9 de Abril, 24 estabelecimentos de restauração do concelho de Palmela propõem mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de ovelha, com ementas diversificadas onde os queijos da região têm lugar de destaque.
A organização do festival é da ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida e tem o apoio da Câmara de Palmela. 
A entrada no Festival custa um euro.
Consulte aqui o programa completo da 23ª edição do Queijo, Pão e Vinho, em São Gonçalo, a meio caminho entre Palmela e Azeitão.

Paulo Jorge Oliveira (texto) 
Andreia Bronze (Reportagem)
Leia outras notícias do dia em 

Comentários