Novo centro para seniores na Anunciada em Setúbal

Espaço vai apoiar “pessoas em situações de isolamento e solidão”

O Centro Comunitário de Nossa Senhora da Anunciada, projeto da União das Freguesias de Setúbal, foi inaugurado na passada sexta-feira, com a presença da presidente da Câmara de Setúbal, Maria da Dores Meira. “É uma grande alegria estar convosco neste momento especial. Este espaço foi criado para vós e é por vós que estamos a transformar Setúbal”, salientou a autarca, perante uma sala cheia de pessoas, sobretudo utentes, que comemoravam a abertura do novo espaço, localizado na Avenida General Daniel de Sousa, n.º 14.

Centro Comunitário foi inaugurado esta sexta-feira em Setúbal 

O Centro Comunitário de Nossa Senhora da Anunciada surge no âmbito da política da União das Freguesias de Setúbal de “melhorar as valências de apoio social e comunitário prestadas à população”, sublinhou o presidente Rui Canas.
Tendo em conta a experiência do Centro Comunitário de Santa Maria da Graça, na Rua do Mormugão, que se revelou “um grande sucesso”, a autarquia decidiu continuar a aposta neste tipo de estruturas de apoio, nomeadamente à população mais idosa da freguesia.
“Temos a certeza absoluta do sucesso desta iniciativa, porque o sucesso dela depende dos utentes e, pelo que temos visto em Santa Maria da Graça, sabemos que será ótimo. Temos aprendido muito convosco”, disse Rui Canas, dirigindo-se às cerca de três dezenas de utentes que marcaram presença na inauguração.
O novo espaço vai servir as populações do bairros do Troino e do Montalvão e Quinta Alves da Silva, entre outros, com a realização de um conjunto de atividades dinamizadas em parceria com a Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, o Espaço de Cidadania Ativa – SEIES, a Associação de Reformados da Anunciadas e do núcleo de Setúbal do Centro de Apoio ao Sem Abrigo – CASA.

"O centro vai ter aquilo que as pessoas queriam"
De segunda a sexta-feira, entre as nove e as 12h30 e entre as 14 e as 17h30, a população mais idosa desta área da freguesia pode participar em ateliers e workshops de teatro, trabalhos manuais, fotografia e informática, entre outros, atividades físicas e ações de formação em diversas áreas.
“O centro vai ter aquilo que as pessoas queriam. Todos podem e devem participar, apresentar sugestões e propostas de projetos que gostariam de desenvolver. Queremos este espaço cheio de gente e de alegria, queremos que seja um local de animação, confraternização, partilha, conhecimento e diversão”, sublinhou Rui Canas.
A presidente da Câmara de Setúbal acredita que este centro é importante para apoiar “pessoas em situações de isolamento e solidão”, o que o torna “tão ou mais importante do que as rotundas e outras obras que se fazem na cidade”.
As instalações onde antes funcionava uma loja de mobiliário, no n.º 14 da Avenida General Daniel de Sousa, foram alugadas pela União das Freguesias de Setúbal, que investiu cerca de cinco mil euros em obras de requalificação e de adaptação do espaço e em mobiliário.
Rui Canas espera ainda criar, “assim que possível e de preferência no decorrer deste mandato”, um terceiro centro comunitário, na área de São Julião, para servir os moradores do Bairro do Liceu, das Amoreiras e de Vanicelos.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários