Feira Quinhentista reabre forte de Setúbal

Rei chega hoje ao Forte de S. Filipe 

A chegada do rei a Setúbal para construção do Forte de S. Filipe, no final do século XVI, inspira a Feira Quinhentista, certame, de 30 de Março a 2 de Abril, que marca a reabertura ao público do monumento nacional. O certame temático, organizado pela Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, em parceria com a Câmara de Setúbal, conta com várias tendas de comércio de artesanato e de restauração, instaladas ao longo da estrada de acesso ao forte, desde o primeiro portão até ao largo da entrada principal da fortificação. Em paralelo, decorrem ao longo dos quatro dias do evento inúmeras atividades, protagonizadas por cerca de meia centena de artistas, que convidam os visitantes a viajar até ao século XVI.
Feira quinhentista reabre Forte de São Filipe em Setúbal 


Um povoado rural instalado numa zona específica do recinto recria o quotidiano camponês da época, enquanto, no túnel de acesso ao edifício, uma das áreas que agora reabrem ao público, está patente a exposição “Tortura Medieval”, na qual se exibem instrumentos e aparatos utilizados nas práticas de tortura durante a Idade Média. O certame inclui outras exposições temáticas, nomeadamente de ferramentas e utensílios rurais, de instrumentos musicais medievais, de caligrafia e iluminura da época, assim como uma mostra de armas e de jogos de tabuleiro típicos daquele período.
A Feira Quinhentista reserva, igualmente, "acampamentos com exibição e demonstrações de voo livre de aves de rapina, bem como de exposição e demonstração de armas de combate e de cães de grande porte. As animações temáticas proliferam por vários pontos do Forte de S. Filipe, incluindo a área que agora reabre ao público, nomeadamente o referido túnel de acesso e a esplanada que proporciona uma vista panorâmica sobre Setúbal e a baía do rio Sado", diz a Câmara de Setúbal em comunicado.
A Feira Quinhentista abre ao público no dia 30, às 19 horas, até ao derradeiro dia, 2 de Abril, domingo, que se desenrola entre as 13 e as 19h30.
As entradas no certame têm o valor de dois euros por pessoa. Grupos de seis pagam quatro euros e crianças até aos 12 anos têm entrada livre.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários