Começaram as obras no Forte de S. Filipe em Setúbal

Consolidação de encosta segura Forte

Trabalhos de prospeção com estudos geológicos e geotécnicos estão a decorrer esta semana numa encosta do Forte de São Filipe, em Setúbal,  zona que vai ser alvo de obras de natureza estrutural para evitar derrocadas. A intervenção está a ser executada por técnicos da COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente, empresa que ganhou o concurso público lançado pela Câmara de Setúbal para a elaboração do projeto de execução das obras de consolidação de uma encosta do Forte de São Filipe. Por questões de prevenção, devido à instabilidade do local, os trabalhos estão a ser acompanhados por elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal.
Trabalhos de prospeção começaram na encosta do forte  

No último trimestre de 2011, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) apresentou um relatório que identificou um cenário de elevado risco de derrocada da encosta, em especial na ocorrência de fenómenos naturais, como sismos ou chuvas torrenciais.
Esta situação levou a Enatur, empresa responsável pela gestão da pousada do Forte de S. Filipe, a determinar o encerramento temporário daquela unidade hoteleira até à realização de obras de estabilização da encosta.
Através de um protocolo de cooperação técnica e financeira assinado no início do ano passado com as direções-gerais do Tesouro e Finanças e do Património Cultural, bem como com a Enatur e o LNEC, a Câmara de Setúbal assumiu a liderança do projeto de consolidação, substituindo-se ao Estado, uma vez que o Forte de S. Filipe está classificado como monumento nacional.
Em Junho do ano passado, foi aprovada uma candidatura ao Eixo 2 do PO SEUR que garante uma comparticipação de fundos comunitários de 85 por cento dos cerca de três milhões de euros de investimento previsto. Os restantes 15 por cento são assumidos pelo Estado.
A Câmara de Setúbal, que ficou responsável por gerir todo o processo, "lançou também em Junho um concurso público para a elaboração do projeto de execução da intervenção de natureza estrutural na encosta do Forte de São Filipe, tendo sido escolhida a empresa COBA".
Nesta primeira fase, diz a autarquia, "os técnicos da empresa recolhem elementos necessários à elaboração do projeto a apresentar à autarquia, a que se segue o lançamento de um concurso público para a realização da empreitada, que tem um prazo de execução de um ano".

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários