Saneamento avança nas aldeias de Azeitão

Câmara leva saneamento às aldeias da Piedade, da Portela e de São Pedro

A rede de saneamento básico é alargada às aldeias da Piedade, da Portela e de São Pedro, em Azeitão, concelho de Setúbal, numa operação impulsionada pela autarquia que materializa um investimento superior a 750 mil euros com financiamento comunitário. A empreitada, em curso desde o final do ano, consiste na construção de um sistema de drenagem de águas residuais domésticas naquelas aldeias, infraestrutura que fica ligada à Estação Elevatória do Chão Duro e à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Quinta do Conde.
Obra para levar saneamento às aldeias de Azeitão estão no terreno 

Os trabalhos, diz a Câmara de Setúbal, "incluem a construção de vários troços de coletores gravíticos de águas residuais e pluviais, em sistemas independentes, bem como a execução de câmaras de visita e de inspeção. Envolvem, ainda, a criação de estações elevatórias e de um descarregador de tempestade e a instalação de sumidouros".
A intervenção, liderada pela Câmara  de Setúbal, num investimento global de 758 mil 863 euros, é financiada em 85 por cento por fundos comunitários canalizados através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do Portugal 2020.
A operação Reformulação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais Domésticas das Aldeias da Piedade, da Portela e de São Pedro, com conclusão até ao final de julho, é dinamizada ao abrigo do eixo prioritário “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos”.
Para a concretização desta ação foi celebrado, a 16 de fevereiro, um contrato tripartido entre a Câmara de Setúbal, a Águas de Lisboa e Vale do Tejo e a Águas do Sado, que viabiliza o tratamento das águas residuais daquelas aldeias de Azeitão na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Quinta do Conde.
O acordo alcançado entre a autarquia, a Águas de Lisboa e Vale do Tejo e a Águas do Sado, atual concessionária do sistema de abastecimento de água e saneamento no concelho, destina-se ao estabelecimento, em curso, de uma ligação dos efluentes da bacia de Azeitão ao Sistema Multimunicipal de Lisboa e Vale do Tejo.
A medida, com vantagens ambientais, "permite que as águas residuais daquele território sejam redirecionadas para estação própria de tratamento, neste caso na Quinta do Conde, equipamento apto para receber os efluentes de Azeitão", explica a Câmara de Setúbal.

Fundos comunitários ajudam a desenvolver o concelho 

A concretização da construção do sistema de saneamento básico nas aldeias da Piedade, da Portela e de São Pedro resulta de mais uma candidatura apresentada pela Câmara de Setúbal a fundos comunitários canalizados através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Através do PO SEUR, a autarquia concretizou a reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Faralhão, a primeira obra no país a ser concluída no âmbito do daquele programa, neste caso um investimento global de 405 mil 439 euros financiado em 85 por cento.
Mais recentemente, igualmente com recurso a fundos comunitários, a Câmara Municipal viu aprovado um projeto hidráulico a concretizar no futuro Parque Urbano da Várzea, em Setúbal, para prevenção das cheias na cidade de Setúbal, um investimento de 3 milhões e 660 mil euros comparticipado igualmente a 85 por cento.
"Trata-se de uma obra estruturante para melhoria e reforço das condições de segurança da população que inclui a criação de novas passagens hidráulicas e de bacias de retenção de águas, assim como ações de desobstrução e regularização do troço final da Ribeira do Livramento", conclui a autarquia.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários