Escola Básica de Azeitão inaugurou novo bloco

"Esta requalificação faz-me acreditar que é possível ambicionar mais"

A requalificação de um bloco de salas de aula da Escola Básica de Azeitão, que se encontrava em avançado estado de degradação, foi inaugurada esta terça-feira. “Hoje é um dia em que todos temos razão para celebrar. A requalificação do Bloco E da Escola Básica de Azeitão é motivo de alegria para todos os que, durante anos, se empenharam na resolução deste problema”, sublinhou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia de inauguração, que contou com as presenças do secretário de Estado da Educação, João Costa, e da secretária de Estado Adjunta da Educação, Alexandra Leitão.

Novo bloco foi inaugurado esta terça-feira 

A situação precária do estabelecimento de ensino, de gestão estatal, a funcionar em estruturas prefabricadas desde 1975, agravou-se nos últimos anos. Um dos blocos mais afetados era o E, com problemas graves nas instalações sanitárias, no sistema de saneamento e na cobertura, que se traduziam em maus cheiros intensos, humidade e infiltrações nas salas de aula.
A luta dos pais e da direção da escola, apoiada pela Câmara Municipal de Setúbal, que reivindicou junto do Ministério da Educação a realização de obras urgentes, culminou com a requalificação do edifício inaugurado esta terça-feira.
“Sempre fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para pressionar o Ministério da Educação a resolver os problemas que a escola tinha. Foram necessários anos, mas, finalmente, aqui estamos”, salientou a presidente da autarquia.
Também o secretário de Estado da Educação frisou que o dia de hoje “é para celebrar”, pois “para que os alunos aprendam bem há que garantir que as condições de funcionamento das escolas são boas”.
O governante garantiu que tem usado muito o nome da EB de Azeitão como exemplo quando se fala em escolas que não ficam de braços cruzados, apesar dos problemas. “A escola está de parabéns pela garra e vontade de agarrar projetos inovadores. Aqui pensa-se nos alunos e nos projetos educativos em primeiro lugar e não se fica à espera que cheguem as obras”, disse João Costa.

Junta quer continuidade da reabilitação da escola 
A intervenção no Bloco E não acaba no entanto com a luta da comunidade escolar pela recuperação total da escola, a qual se encontra em condições muito precárias e não dispõe de um pavilhão coberto para a prática de Educação Física, tal como lembrou a diretora do Agrupamento de Escolas de Azeitão, Maria Clara Félix.
“Esta requalificação faz-me acreditar que é possível ambicionar mais. Há que acreditar e lutar pela requalificação dos restantes espaços e construção de outros”, diz a diretora do Agrupamento de Escolas de Azeitão.
Além da falta de um pavilhão desportivo, o que condiciona a prática da Educação Física às condições meteorológicas, a responsável deu os exemplos do campo de jogos, que se encontra muito esburacado, e das más condições de todas as casas de banho da escola.
“A lista é grande. O dia de hoje é muito importante, mas estamos certos de que conseguiremos outras melhorias para termos uma escola melhor”, frisou Maria Clara Félix.
Apesar de demonstrar “grande alegria” pelas obras no Bloco E, a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, espera que o Governo dê continuidade à reabilitação da Escola Básica de Azeitão.
“O que esta obra demonstra é que não são necessários muitos milhares de euros para mudar uma situação caótica. Basta boas vontades e boa gestão. Esperamos novas obras, sobretudo um pavilhão para os alunos praticarem Educação Física. Passados mais de quarenta anos, Azeitão já merece”, afirmou a autarca.
Por isso, para a Associação de Pais, a luta não termina enquanto todas as necessidades não estiverem colmatadas, como garantiu o presidente Paulo Tomás. “O nosso objetivo ainda não foi alcançado e continuaremos a lutar. É importante a requalificação total para que todos possam usufruir das mesmas condições e não apenas quem utiliza este bloco de salas”.
A presidente da Câmara  de Setúbal garante que continua a apoiar esta luta e demonstra “total disponibilidade para cooperar na procura de soluções, para pressionar, se for caso disso, quem de direito para anular as deficiências da escola”.

Investimento de 150 mil euros 
Autarquias querem requalificação completa na escola de Azeitão 
As obras de requalificação do Bloco E, composto por dez salas nas quais têm aulas cerca de 250 dos 900 alunos da EB de Azeitão, representam um investimento do Estado da ordem dos 150 mil euros.
Os trabalhos contemplaram a substituição da porta principal, das janelas, do piso e da antiga cobertura em fibrocimento do edifício, bem como a criação de duas novas salas de aula.
A intervenção no Bloco E envolveu ainda a remodelação das casas de banho, uma delas destinada a pessoas com mobilidade reduzida, a pintura de todas as salas, o desentupimento dos esgotos e a construção de novas ligações ao sistema de saneamento.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários