Obras da EN4 entre o Montijo e Pegões custam 4,5 milhões

Obras na EN4 vão iniciar em Agosto deste ano 

A Infraestruturas de Portugal vai avançar com a obra de requalificação do troço da EN4 entre a EN118, no Montijo, e a interseção com a EN10 em Pegões, numa extensão de 25,5 quilómetros. Esta empreitada, que tem um preço base-estimado em 4,5 milhões de euros, foi apresentada publicamente numa cerimónia na Câmara do Montijo, que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. “A concretização da obra de requalificação da EN4 permitirá uma forte melhoria das condições de segurança e conforto dos milhares de automobilistas que diariamente circulam neste troço e beneficiar diretamente as acessibilidades e mobilidade das populações dos concelhos do Montijo, Alcochete e Palmela”, destaca o ministro. 
Ministro foi recebido na Câmara do Montijo  

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou na passada sexta-feira, no Montijo, o lançamento da obra de beneficiação da Estrada Nacional 4 (EN4) num investimento de 4,5 milhões de euros a executar neste e no próximo ano.
Em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Montijo, Pedro Marques, afirmou que o Governo “está a cumprir o prometido às populações”. O governante relembrou que a Estrada Nacional 4 tem sido uma preocupação do presidente da Câmara do Montijo que, assim que o Governo tomou posse, abordou este assunto em reunião oficial com o ministério.
“Esta é uma obra transformadora, muito importante para o Montijo, Palmela e Alcochete, mas também para a circulação global do país, pois é uma via muito utilizada para o transporte pesado de mercadorias. Num contexto de dificuldades que vamos ultrapassando gradualmente, a prioridade neste tipo de obras é reforçar a segurança das populações”, afirmou Pedro Marques, acrescentado que esta é “uma obra com impacto na economia, porque cria postos de trabalho e cria melhores condições para as empresas de transporte de mercadorias”.

Empreendimento de grande impacto nos concelhos do Montijo, Palmela e Alcochete
Para o presidente da Câmara Municipal do Montijo, este é um momento “de grande significado para todos os que circulam na Estrada Nacional 4. É um empreendimento de grande impacto nos concelhos do Montijo, de Palmela e de Alcochete, mas também na região de Setúbal e no país. A beneficiação da EN4, conferindo-lhe mais segurança, corresponde a uma necessidade essencial ao desenvolvimento e há muito que é ansiada pelas populações, pelos agentes económicos e pelas autarquias”, sublinha Nuno Canta.
A empreitada de beneficiação da EN4, cujo concurso público já foi lançado, deverá começar em Agosto deste ano, tendo um prazo de execução de 330 dias. Será intervencionado um troço de 25,5 quilómetros, na interseção da EN4 com a EN118 (Montijo) e a EN10 (Pegões).
De acordo com a Infraestruturas de Portugal, os trabalhos a executar desta empreitada agora a concurso envolvem, entre outros, a fresagem e repavimentação de todo o troço, a substituição e readequação da sinalização vertical de código e de orientação e a remarcação da sinalização horizontal, a colocação de novos equipamentos de segurança da estrada como as guardas de segurança, onde se incluem os dispositivos de proteção para motociclistas, e a requalificação dos sistemas de drenagem.
Ainda no âmbito desta empreitada, está igualmente prevista uma intervenção ao nível da preservação ambiental e de segurança rodoviária, com a criação de uma passagem inferior no pontão de S. Romão, de modo a permitir o atravessamento da EN4 e reduzir o perigo de atropelamento de fauna.
A Estrada Nacional 4 é uma via rodoviária que faz a ligação entre Portugal e Espanha e que carece de obras urgentes no troço compreendido entre o Montijo e Pegões, pois apresenta graves problemas no pavimento provocados pelo elevado tráfego de veículos pesados.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários